Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

11.01.2021 12:29

Classificados no Concurso do Foro Extrajudicial iniciam escolha de serventias
Compartilhe
Tamanho do texto:
O Poder Judiciário de Mato Grosso deu início, na manhã desta segunda-feira (11 de janeiro), à audiência pública virtual de escolha de serventias pelos candidatos classificados no Concurso Público de Provas e Títulos para Outorga das Delegações de Notas e de Registro do Foro Extrajudicial do Estado de Mato Grosso.
 
A finalidade da audiência é a escolha das 193 serventias extrajudiciais, abarcadas no Edital n. 33/2013 da Gerência Setorial de Concursos Públicos do Tribunal de Justiça de Mato Grosso. Ao longo desta semana, a escolha das serventias se dará em obediência à ordem de classificação final do concurso, divulgada por meio do Edital n. 11/2020, publicado na edição n. 10881 do Diário da Justiça Eletrônico.
 
A abertura da audiência foi feita pela presidente do TJMT, desembargadora Maria Helena Gargaglione Póvoas. “É um momento de rara emoção aos senhores, mas é também um momento histórico para o Poder Judiciário de Mato Grosso, na medida em que representa a concretização de uma longa espera de um árduo trabalho interno, com vistas a trazer, cada vez mais, eficiência aos serviços prestados extrajudicialmente no Estado de Mato Grosso”, salientou.
 
Conforme a magistrada, a população passou a contar com melhores serviços nos cartórios extrajudiciais, em todo o país, depois que os concursos de provas e títulos substituíram a antiga prática por meio da qual os cartórios eram repassados de pai para filho. Além de destacar a relevância da audiência por videoconferência em razão da pandemia da Covid-19, a magistrada agradeceu a participação de todos e reafirmou a satisfação do Tribunal de Justiça em partilhar esse momento.
 
Acompanham os trabalhos da sessão os juízes auxiliares da Presidência Paulo Márcio Soares de Carvalho e Adriana Sant'Anna Coningham, além do juiz ouvidor-geral, Rodrigo Roberto Curvo. “Em nome da presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, desembargadora Maria Helena Gargaglione Póvoas, transmito o ideal dessa nova gestão que se iniciou, de tudo fazer para finalizar esse concurso. A nossa intenção é participar de todos os atos de investidura dos senhores. Não mediremos esforços para, na medida do possível, ultimar todos os preparativos do ato de outorga, objetivando encaminhá-los à Corregedoria-Geral da Justiça para a confecção do ato final de investidura”, salientou o juiz Paulo Márcio de Carvalho.
 
Em razão da necessidade de manutenção das medidas de prevenção e biossegurança, em decorrência da pandemia da Covid-19, a audiência é realizada de maneira virtual, por meio do aplicativo Cisco Webex (fornecido pelo Conselho Nacional de Justiça), e pode ser acompanhada ao vivo pela página do Judiciário Estadual no YouTube. Confira AQUI.
  
O Tribunal de Justiça disponibilizou computadores para uso dos candidatos na sede da instituição, no Tribunal Pleno, caso necessário, com a adoção de todos os cuidados de biossegurança necessários.
 
Os candidatos foram divididos em 15 grupos, conforme ordem de classificação, para participar dos grupos de arguições da escolha de serventia, que se encerram na próxima sexta-feira (15 de janeiro). A audiência é una, mas foi fracionada em cinco dias em razão do elevado número de candidatos classificados. Nesta manhã, fizeram a escolha da serventia os candidatos do Grupo 1 (vagas reservadas a pessoas com deficiência) e Grupo 2 (classificados do 1º ao 40º lugar na modalidade de ingresso por provimento). Para acompanhamento em tempo real da planilha de escolha das serventias, clique AQUI.
  
Após anunciado, cada candidato ou seu procurador tem prazo de até três minutos para fazer a escolha da serventia. Caso não a realize no tempo previsto, é considerada renúncia ao direito de escolha. Além disso, em razão da existência de ações judiciais em curso relativas a este concurso público, existe a possibilidade, ainda que eventual, de vir a ser proferida decisão que afete o resultado da audiência pública de escolha. A escolha de serviço extrajudicial sub judice é de inteira responsabilidade e risco do candidato.
 
No período vespertino, o credenciamento dos integrantes do Grupo 3 (41ª a 80ª colocação na modalidade de ingresso por provimento) será das 13h às 13h40 e audiência das 14h às 16h30. A relação dos candidatos pertencentes a cada grupo, bem como o horário de credenciamento e da realização da audiência, encontra-se disponível no anexo III e no item 1 do Edital n. 12/2020/GSCP, que também determina como se dará todo o rito do processo. Para ler, acesse AQUI.
  
Caso o candidato tenha problemas de acesso ou necessidade de auxílio para efetivar sua participação na sessão pública, deve entrar em contato pelo telefone (65) 3617-3908 ou pelo seguinte e-mail: concurso@tjmt.jus.br .
 
Leia matéria sobre o assunto:
 
Foro Extrajudicial: Audiência Pública de escolha de serventias começa segunda (11)
 
Lígia Saito
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br