Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

22.03.2021 10:18

Efeito da pandemia: organização suspende realização do Ribeirinho Cidadão
Compartilhe
Tamanho do texto:
A 14ª edição do Ribeirinho Cidadão está novamente suspensa em razão do Decreto estadual nº 836/2021. A decisão foi tomada pelos organizadores do projeto, em conjunto com a presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, desembargadora Maria Helena Póvoas e com o defensor público-geral de Mato Grosso, Clodoaldo Queiroz para garantir a segurança necessária dos parceiros e população e evitar a proliferação da Covid-19.
 
O Ribeirinho Cidadão já havia sido suspenso pelo mesmo motivo. A edição deste ano ocorreria de 6 a 20 de abril, contudo, o Governo do Estado prorrogou as medidas restritivas para frear o avanço da Covid-19 em todo o Estado pela grave situação do alto índice de contaminação e ocupação das UTI’s.
 
O juiz coordenador do Ribeirinho Cidadão, José Antonio Bezerra Filho informou que com a prorrogação do decreto o mais prudente é a suspensão da ação. “Conversamos com a presidente, desembargadora Maria Helena e com o defensor-geral Clodoaldo e o mais correto é suspender novamente a data para a realização do Ribeirinho Cidadão. São inúmeras famílias que esperam por nós em suas comunidades, mas o momento agora é de cautela”, disse o juiz.
 
Para o defensor-público Joaquim Abinader, coordenador do projeto, a palavra, por agora é cuidado, principalmente em ações do porte do Ribeirinho Cidadão. “Precisamos levar em consideração o decreto, mas antes de tudo a preservação da saúde de todos os envolvidos”, reiterou.
 
O magistrado disse que as ações de cidadania da Justiça Comunitária estão mantidas, com o maior rigor possível e obedecendo as medidas sanitárias e de segurança à Covid-19. “Paralelamente a Justiça Comunitária vai continuar trabalhando nas ações de socorro e angústias da população carente, levando esclarecimentos, principalmente sobre auxílio governamental. Haverá também distribuição de cestas básicas e roupas.”
 
O Ribeirinho Cidadão é uma ação do Poder Judiciário de Mato Grosso e Defensoria Pública do Estado que leva, todos os anos, serviços de Justiça, cidadania e saúde a diversas comunidades ribeirinhas do Pantanal mato-grossense.
 
Leia mais sobre o assunto:
 
Ribeirinho Cidadão recebe doação de cinco toneladas de alimentos da Setasc-MT
 
 
Realização do Ribeirinho Cidadão é adiada para o mês de abril
 
 
TJMT oficializa parcerias com prefeituras para 14ª edição do Ribeirinho Cidadão
 
 
Dani Cunha
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br