Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

23.03.2021 13:50

Expedição Araguaia: 2ª edição encerra com entrega de documentos e óculos à população
Compartilhe
Tamanho do texto:
A 2ª edição da Expedição Araguaia - projeto do Poder Judiciário de Mato Grosso que leva assistência jurídica, de saúde e cidadania à população que vive na região do Vale do Araguaia - cumpriu sua missão. Isso porque, em decorrência da pandemia da Covid-19, o projeto ficou impossibilitado de entregar 214 documentos de identidade e 361 óculos aos cidadãos, que aguardavam ansiosos, desde a passagem do projeto, em dezembro de 2020.
 
Segurança - No entanto, após um minucioso plano de logística e cuidados relativos a biossegurança, realizados pela organização da Expedição, em conjunto com as Secretarias Municipais de Saúde e Assistência Social dos municípios de Santa Terezinha, Cocalinho, Luciara, São Félix do Araguaia e Novo Santo Antônio, o projeto pode ser encerrado com sucesso.
 
Para isso, conforme explica o juiz coordenador da Expedição Araguaia, Dr. José Antonio Bezerra Filho, a equipe percorreu todos os municípios participantes do projeto, entre os dias 13 e 18 de março de 2021.
 
"Os RGs e as lentes de grau dos óculos costumam ficar prontos dentro de alguns dias após o atendimento presencial. Porém, com o agravamento da pandemia, tivemos que aguardar um período maior para poder levar esses objetos com segurança até as pessoas. Mas, graças a um trabalho conjunto, observando todas as medidas de segurança, como o uso de álcool em gel e o distanciamento social, conseguimos levar esse material até as mãos de quem mais precisava, sem gerar nenhuma aglomeração", conta o magistrado.
 
Receptividade - Dr. Antonio ou Dr. Toni, como é mais conhecido, relembra ainda como foi a recepção da população com a chegada dos objetos. "Foi muito bonito ver as pessoas recebendo os RGs e os óculos com tanta satisfação. Dava para ver nos olhos delas a ansiedade com que aguardavam aquele momento, inclusive a população indígena, que também foi atendida. Sem contar que muitas pessoas dependiam disso para tocar suas vidas de forma mais digna. É mais uma meta cumprida com muito carinho pela Expedição Araguaia!", afirma.
 
Apoio - Por fim, o coordenador do projeto relata que aproveitou a oportunidade para articular com as prefeituras locais a realização da próxima edição do projeto, bem como para ouvir as demandas dos moradores.
 
"Um pedido que foi unânime entre as populações, foi para que o projeto permanecesse por mais dias nos municípios, para oportunizar o atendimento para mais pessoas. Embora tenhamos uma série de limitações em termos de pessoal e estrutura, estamos estudando uma forma de atender a este pedido. O nosso desafio maior é saber que estamos no caminho certo e que temos que ter cada vez mais comprometimento com aquelas populações", observa o juiz.
 
 
Mariana Vianna
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br