Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

05.05.2021 16:27

Verde Novo plantará 200 mudas por mês ao longo de 2021
Compartilhe
Tamanho do texto:
O Projeto Verde Novo, desenvolvido pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), por meio do Juizado Volante Ambiental de Cuiabá (JUVAM), com apoio do Grupo Petrópolis, anunciou a doação de 2.400 ‘berços’ para o plantio de mudas de árvores. Esses berços são cavidades feitas em locais apropriados com tratamento necessário, que inclui adubação para o plantio adequado das mudas e seu desenvolvimento. Ao longo de 2021 está previsto o plantio de 200 mudas por mês.
 
O Grupo Petrópolis além de ser encarregado da doação de mudas, passará a fornecer mão de obra qualificada para a abertura dos berços. No total irá destinar 300 mil mudas para capital até fim do programa. As ações contarão com a disponibilização de mão de obra pelo fabricante da cerveja Itaipava, empresa que é parceira do projeto desde que ele foi criado.
 
Para a Engenheira Florestal do Projeto Verde Novo, Rosiani Mendes Carnaiba, a participação do Grupo no projeto é fundamental. “O Grupo Petrópolis que já era o responsável pela doação das mudas e abraçou ainda mais a causa, pois este apoio está contribuindo com o meio ambiente e o bem-estar da população. Os profissionais fornecidos pelo Grupo serão responsáveis pela abertura dos berços, o que inclui colocar a terra preta e fazer o plantio de forma correta para que a as mudas cresçam de forma saudável”, contou.
 
Segundo a engenheira antes os quintais dos cuiabanos eram repletos de árvores para sombreamento, o verde estava presente nas ruas e avenidas. Conforme os terrenos foram sendo demarcados, residenciais construídos, pavimentação e construção de novas avenidas, o verde foi retirado de cena. Por isso, além de recuperar o título de Cidade Verde, o projeto busca resgatar a qualidade de vida para os cuiabanos.
 
O gerente de Sustentabilidade do Grupo Petrópolis, Alaercio Nicoletti Junior, explicou que os benefícios do plantio do total de 300 mil árvores para a comunidade cuiabana são significativos. “Essas árvores compensam ao longo de 20 anos o que 6.250 carros de médio porte, rodando 500km por semana, consomem em um ano. Além disso, a cobertura de árvores pode reduzir a temperatura em até 4 graus, de acordo com adensamento das mudas”, exemplifica.
 
O calendário de ações do projeto para este ano foi reformulado e depende da aprovação da prefeitura e dos próximos decretos para iniciar. O primeiro plantio está previsto para o dia 22 de maio e será realizado em uma avenida de Cuiabá, ainda a ser decidida.
 
Verde Novo - Um projeto do Poder Judiciário de Mato Grosso, idealizado pelo Juvam de Cuiabá, desenvolvido em cooperação técnica com o Município de Cuiabá e o Instituto Ação Verde e patrocinado pelo Grupo Petrópolis, responsável pela doação das mudas de árvores nativas e frutíferas.
 
 
Até hoje o Verde Novo realizou quase 400 ações e foram distribuídas e plantadas cerca de 100 mil mudas em diversos pontos de Cuiabá.
 
 
Veja tudo sobre o projeto AQUI.
 
 
 
Ulisses Lalio
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br