Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

02.06.2021 08:35

Projeto Verde Novo promove série de ações em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente
Compartilhe
Tamanho do texto:
Para celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho, o projeto Verde Novo do Poder Judiciário de Mato Grosso promoverá uma série de ações de distribuição e plantio de mudas de árvores frutíferas e nativas do cerrado na capital mato-grossense. Ao todo serão disponibilizadas gratuitamente à população cerca de 5 mil mudas, ao longo do mês de junho.
 
Nesse sábado (5 de junho) pela manhã, a equipe do Verde Novo entregará o plantio de 1.000 mudas no Parque das Águas, situado no Centro Político e Administrativo de Cuiabá. O trabalho de preparação dos berços, para colocara as mudas, iniciou nessa semana e contou com a parceria do Unicred que doou a mão de obra para a realização do plantio. As mudas serão disponibilizadas pelo Grupo Petrópolis parceiro do Projeto desde 2017.
 
No período da tarde, outras 2,5 mil mudas serão entregues no Shopping Pantanal. A entrega das árvores contará com uma unidade volante, por meio de um carrinho de mudas, dentro do estabelecimento comercial que também entregará um saquinho de adubo orgânico produzido pelo shopping.
 
Conforme o assessor do Juvam, Sergio Saviolli, as ações são homenagens ao Dia do Meio Ambiente e serão encerradas com o plantio de várias espécies na MT-251 (saída para Chapada dos Guimarães) no dia 12 de junho. "Todas as ações estão sendo pensadas nesse contexto da pandemia e com todos as precauções necessárias. Por isso, pensamos em um ponto móvel de distribuição no shopping, nos 'deliverys' que estamos promovendo nos bairros com a van do Juvam", pontuou Sérgio.
 
O gerente de Sustentabilidade do Grupo Petrópolis, Alaercio Nicoletti Junior, frisa que os benefícios do plantio de árvores para a comunidade cuiabana são significativos. Ele exemplifica dizendo que as 300 mil mudas compensará, ao longo de 20 anos, o equivalente à quantidade de CO2 geradas em 1 ano por mais de 6 mil veículos de médio porte, rodando 500 km por semana. "Além disso, a cobertura de árvores torna mais bela a capital mato-grossense, e ainda reduz a sensação térmica com suas sombras", disse.
 
Este ano, além da doação de mudas, o Grupo Petrópolis anunciou a destinação de 2.400 'berços' para o plantio de mudas de árvores do Projeto Verde Novo. Esses berços são cavidades feitas em locais apropriados com tratamento necessário para o bom desenvolvimento das árvores.
 
Verde Novo - Um projeto do Poder Judiciário de Mato Grosso, idealizado pelo Juvam de Cuiabá, desenvolvido em cooperação técnica com o Município de Cuiabá e o Instituto Ação Verde e patrocinado pelo Grupo Petrópolis, responsável pela doação das mudas de árvores nativas e frutíferas.
 
 
Até hoje o Verde Novo realizou quase 400 ações e foram distribuídas e plantadas cerca de 100 mil mudas em diversos pontos de Cuiabá.
 
 
Veja tudo sobre o projeto AQUI.
 
 
 
Ulisses Lalio
Coordenadoria de Comunicação do TJMT