Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

28.06.2021 11:50

Prioridade para o 1º grau: TJ inicia a 4ª etapa de concurso da magistratura com prova oral
Compartilhe
Tamanho do texto:
O Poder Judiciário de Mato Grosso, por meio da Comissão Especial Examinadora do Concurso Público de Provas e Títulos para o Ingresso na Magistratura, presidida pelo desembargador Carlos Alberto Alves da Rocha, deu início desta segunda-feira a 4ª etapa do concurso da magistratura estadual. A retomada do concurso atende a uma das prioridades da atual gestão, presidida pela desembargadora Maria Helena Póvoas que é aperfeiçoar e reforçar a atuação dos juízes no primeiro grau de jurisdição.
 
A conclusão do concurso precisou ser adiada diante do agravamento da pandemia da Covid-19. O certame teve início em 2018, com 5 mil candidatos que realizaram a primeira fase (prova objetiva). Foram disponibilizadas nove vagas, mais cadastro de reserva. Nessa fase atual, restam 228 candidatos aptos a 4ª prova. A estimativa de término das provas era em 2020, todavia por conta das medidas restritivas e de proteção ao contágio do corona vírus as etapas precisaram ser adiadas e reformulado o método de avaliação.
 
No domingo (27 de julho), o desembargador Carlos Alberto, abriu o sorteio de pontos. “Estamos realizando esse sorteio de forma semi-presencial, pois estamos prezando pela segurança e saúde de todos os candidatos nessa pandemia. São 228 candidatos habilitados para essa fase, por isso reforçando a nossa decisão de mantermos o afastamento e as medidas de segurança também optamos pela divisão em grupos de 20 e a arguição de forma online. Desejo a todos boa sorte e uma excelente prova”, comentou o magistrado.
 
Conforme o membro da comissão, advogado Ulisses Rabaneda, que participou do sorteio presencialmente no plenário 1 do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, hoje foi o início das arguições. “Iniciamos a prova oral e serão 20 candidatos por dia. Cada candidato saberá com antecedência de 24h, o seu tema (ponto que será sorteado) e assim nenhum participante responderá as mesmas perguntas. Ou seja, esses questionamentos são diferentes e sorteados aleatoriamente. No momento da prova, somente o candidato que estiver respondendo ouvirá a banca, sendo que os demais ficarão isolados em outra área”, argumentou Rabaneda.
 
Além disso, Ulisses Rabaneda frisou que o nível intelectual dos candidatos que chegaram a essa etapa do concurso é bem satisfatório. “O nível dos candidatos é muito bom e temos mais de 200 na prova oral, ou seja, acreditamos que esse concurso trará bons quadros de magistrados para Mato Grosso. Eles serão muito uteis a nossa sociedade, depois dessa fase teremos a prova de títulos que é a 5ª etapa e consequente a classificação”, explicou.
 
A ansiedade precisa ser vencida e o foco deve estar em manter a calma para responder adequadamente aos questionamentos da banca examinadora, pontuou o candidato de Minas Gerais, Vicente Eustáquio. “Essa é a primeira vez que alcanço a etapa das arguições orais, mas me preparo deste o ano de 2016. A minha expectativa é boa, claro que temos aquela ansiedade da véspera, porém o conteúdo é adquirido ao longo do tempo e nesse momento precisamos administrar esse nervosismo e manter a calma para respondermos as questões”, comentou antes de realizar a prova.
 
A arguição teve início nessa segunda-feira e segue até 13 de agosto de 2021. Serão arguidos 20 candidatos por dia, com exceção do último dia, quando serão arguidos 8 candidatos (sobra do número de candidatos aptos dividido por grupos de 20 pessoas). A ordem de participação dos candidatos é definida no dia da arguição.
 
 
Em 14 de junho, os 228 candidatos aptos a participarem da arguição oral foram divididos em 12 grupos, sendo 11 com 20 candidatos e o último com oito participantes. O sorteio das datas da arguição foi realizado por meio de um sistema eletrônico que agrupou os candidatos de forma aleatória. O procedimento ocorreu na sede do Tribunal de Justiça de Mato Grosso e devido às restrições impostas pela pandemia do Coronavírus, os interessados puderam acompanhar a transmissão pelo canal oficial do TJMT no Youtube
 
A Comissão Examinadora é composta pelo desembargador Carlos Alberto Alves da Rocha (presidente), desembargador Guimar Theodoro Borges, desembagador Gilberto Giraldeli e o advogado Ulisses Rabaneda dos Santos.
 
 
Veja mais sobre o tema:
Concurso da Magistratura: definidos grupos de candidatos e datas da Prova Oral
 
 
Concurso da Magistratura: domingo (dia 27) será realizado 1º sorteio de pontos da Prova Oral
 
 
Concurso da Magistratura: Sorteio da data da Prova Oral será transmitido pelo YouTube
 
 
Ulisses Lalio/ Fotos: Alair Ribeiro
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br