Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

09.07.2021 14:11

Candidatos a juízes substitutos passam por prova oral do Concurso da Magistratura de Mato Grosso
Compartilhe
Tamanho do texto:
Nesta sexta-feira (9 de julho) foi realizado o quarto dia da prova oral do Concurso Público para Ingresso na Carreira da Magistratura de Mato Grosso. Treze dos 20 candidatos sorteados para este dia compareceram à arguição realizada em sessão pública pela Comissão Especial Examinadora, composta pelos desembargadores Carlos Alberto Alves da Rocha (presidente da comissão), Guiomar Teodoro Borges, Gilberto Giraldelli e pelo advogado Ulisses Rabaneda dos Santos. Antes das avaliações foi realizado sorteio para a ordem de avaliação dos candidatos.
 
Ao todo 228 candidatos passaram pelas fases iniciais do certame e para a quarta fase foram divididos em 11 grupos de 20 candidatos e um grupo de oito para as avaliações orais, que tiveram início no dia 28 de junho e serão finalizadas no dia 13 de agosto. As arguições ocorrem sempre as segundas e sextas-feiras, às 9h.
 
O concurso para a magistratura requer dedicação e preparo. A prova oral é uma das etapas que gera bastante expectativa dos candidatos. A candidata Luciana Sittinieri Leon, natural da cidade de São Paulo, foi a primeira a ser avaliada nesta sexta-feira (9/07). Concursada, analista jurídica do Ministério Público do Estado de São Paulo, ela diz que a ordem de arguição em sua opinião não faz diferença, pois já havia revisado e estudado todo o conteúdo do ponto, sorteado no dia anterior.
 
“Infelizmente tivemos toda essa situação da pandemia que nos impediu de fazer a prova anteriormente, mas consegui manter a dedicação nos estudos. Trabalho oito horas por dia e estudo na parte da manhã para o concurso. Tento manter a rotina de três horas por dia de estudos, sempre com um pouco de descanso. Treinei muito para a prova oral todos os dias, sem falta, desde que noticiaram que o concurso seria retomado. Esse treino é essencial. A qualidade do estudo está muito mais ligada ao descanso do que à quantidade seguida de horas”, afirma.
 
A experiência da participação em outros concursos faz parte da rotina de Guilherme Leite Roriz, assessor de magistrado no Tribunal de Justiça de Goiás desde o início deste ano. “Estou buscando esse sonho [da magistratura] e passei a exercer a atividade da advocacia em razão da flexibilização dos horários que me dava mais tempo para os estudos e cumprir com minhas obrigações. O estudo é diário e depende do volume de trabalho que estou tendo, mas o ponto principal é ter regularidade, sempre adequado e focado nas fases que estão chegando. São de quatro a cinco horas por dia dedicadas na preparação constante para a magistratura. É muita alegria chegar nessa fase e espero ser bem sucedido”, comenta.
 
Sorteio – Sempre 24 horas antes da realização de cada prova oral ocorre o sorteio de pontos do conteúdo programático sobre o qual o candidato será arguido. O sorteio da manhã de quinta-feira (8 de julho) foi conduzido pelo Ulisses Rabaneda e transmitido ao vivo pelo Youtube do TJMT (assista AQUI)
Condutas de prevenção – Durante as provas orais os candidatos devem usar corretamente e permanente de máscara facial, fazer a higienização adequada das mãos, utilizar álcool 70%, evitar cumprimentos com aperto de mãos ou beijos, fazer distanciamento social de no mínimo 1,5 metro, proibição de aglomeração e se possível evitar uso de adornos como brincos e pulseiras.
 
Programação – Na segunda-feira (12 de julho) será realizado o quinto dia de arguições, às 9h, com transmissão ao vivo pelo canal oficial do Youtube, já que em razão da pandemia da Covid-19 e primando pela manutenção das medidas sanitárias, não é permitido ao público assistir as avaliações presencialmente. O resultado da prova oral será divulgado no dia 19 de agosto de 2021.
 
Próximas fases - Os aprovados na prova oral passarão ainda pela avaliação dos títulos (1º a 14 de setembro), última etapa do concurso. O edital com o resultado da avaliação de títulos será divulgado no dia 17 de setembro. Nos dias 21 e 22/09 será o prazo para recurso quanto ao resultado da avaliação de títulos; em 30/09 será divulgado o resultado final do concurso e a homologação, no dia 7 de outubro de 2021.
 
Normativos - Todas as informações sobre o concurso podem ser conferidas nos editais e anexos publicados no Diário da Justiça Eletrônico (DJE), edição nº 10996, do dia 10 de junho de 2021 (confira AQUI). 
 
Nesta Administração, presidida pela desembargadora Maria Helena Póvoas, o Primeiro Grau de Jurisdição é prioridade e a conclusão do concurso está entre as metas da gestão para o biênio 2021/2022 para aprimorar o atendimento da prestação jurisdicional nas comarcas do interior.
Assista AQUI o quarto dia da prova oral. 
 
Leia matérias sobre o concurso:
 
Candidatos são arguidos no terceiro dia da prova oral do Concurso da Magistratura de Mato Grosso
 
 
TJMT realiza segundo dia de prova oral do Concurso Público da Magistratura
 
 
Prioridade para o 1º grau: TJ inicia a 4ª etapa de concurso da magistratura com prova oral
 
 
Dani Cunha
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
imprensa@tjmt.jus.b