Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

21.09.2021 08:52

Denúncias de violência doméstica podem ser feitas na Ouvidoria da Mulher do TJMT
Compartilhe
Tamanho do texto:
Uma em cada quatro mulheres acima de 16 anos afirma ter sofrido algum tipo de violência ou agressão no ano de 2020. Esse percentual, de 24,4%, é resultado de um estudo do Fórum Brasileiro de Segurança Pública e realizado pelo Datafolha. Em Mato Grosso, o Poder Judiciário promove ações de enfrentamento à violência doméstica com vistas a minimizar esses números. A Ouvidoria da Mulher do Tribunal de Justiça é um dos meios disponíveis para manifestações e denúncias de qualquer crime ou violência de gênero.
 
Na Ouvidoria da Mulher a denúncia pode ser feita pela vítima ou por qualquer pessoa e é uma das formas de quebrar o ciclo da violência doméstica e inclusive evitar o feminicídio. Conforme a pesquisa, de cada 10 brasileiros, cinco disseram ter visto uma mulher sofrer algum tipo de violência e 48,8% das vítimas informaram que a violência mais grave vivenciada nos últimos 12 meses ocorreu dentro de casa.
 
Além da denúncia ou qualquer violação dos direitos da mulher, a Ouvidoria da Mulher recebe sugestões, reclamações, disponibiliza informações sobre processos em trâmite sobre o tema e é também um espaço de escuta ativa.
 
“Números alarmantes como esses reforçam a importância de nos unirmos para minimizarmos o índice de mulheres vítimas de violência doméstica. A Ouvidoria da Mulher está aí para isso, uma ferramenta de fácil acesso para receber denúncias e quebrar o ciclo da violência doméstica. Não podemos nos calar, temos que trabalhar para mudarmos essa realidade de tantas mulheres que sofrem em seus lares, um lugar que deveria ser de paz e segurança para ela e seus filhos”, ressalta a presidente do TJMT, Maria Helena Póvoas.
 
As manifestações são realizadas na página da Ouvidoria, localizada no portal do TJMT (clique AQUI) mediante preenchimento de formulário eletrônico. 
 
 
O acesso pode ser feito também pelo aplicativo Clickjud (confira AQUI) ou pelo e-mail: ouvidoria@tjmt.jus.br . 
 
Quebre o ciclo – O TJMT, sob a presidência da desembargadora Maria Helena Póvoas, lançou em março deste ano a campanha ‘A vida recomeça quando a violência termina: quebre o ciclo’ para enfrentamento da violência doméstica contra a mulher. O fortalecimento de ações como esta, voltada à violência contra a mulher é uma das seis diretrizes da atual gestão do Poder Judiciário estadual (biênio 2021/2022).
 
Confira mais informações AQUI, no hotsite da campanha.
 
 
Saiba mais:
 
Ouvidoria da Mulher do Judiciário é serviço à disposição das vítimas de violência doméstica
 
 
Ouvidoria da Mulher do Judiciário garante atendimento efetivo à vítima de violência doméstica
 
 
Informações sobre a pesquisa: Agência Patrícia Galvão
 
Dani Cunha
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br