Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

29.09.2021 15:57

Justiça em Números: Empenho de magistrados e servidores garante alta produtividade em pandemia
Compartilhe
Tamanho do texto:
Com a chegada da pandemia da Covid-19 ao Brasil, declarada oficialmente em 19 de março de 2020, o Poder Judiciário de Mato Grosso não parou. A edição do Relatório Justiça em Números 2021 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), divulgado terça-feira (28/9), retrata os resultados obtidos pela Justiça ao lançar mão do uso de tecnologias e contar com a disposição do público interno que inovou a sua rotina de trabalho para manter o atendimento às demandas da sociedade, ainda que de forma remota.
 
O Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) precisou fechar as portas dos seus prédios e mesmo assim manteve um ano de alta produtividade. No índice de produtividade por magistrados e magistradas (IPM), Mato Grosso ocupa a segunda colocação (com índice de 1975 processos baixados por magistrado) entre os 10 tribunais de médio porte (Mato Grosso, Bahia, Santa Catarina, Pernambuco, Goiás, Distrito Federal e Territórios, Ceará, Espírito Santo, Maranhão e Pará).
 
No âmbito nacional, entre os 27 tribunais estaduais brasileiros, Mato Grosso ficou com o 6º lugar neste indicador, que computa a média de processos baixados por magistrado(a) em atuação. A média nacional ficou em 1672. Assim o TJMT superou a média nacional em 18%.
 
“Agradeço o empenho de cada magistrado, magistrada, servidor, servidora e demais colaboradores e colaboradoras que se desdobraram para cumprir com suas responsabilidades e não faltaram neste momento tão difícil para toda sociedade. O resultado agora está no relatório do CNJ”, observou a presidente do TJMT, desembargadora Maria Helena Póvoas.
 
O TJMT recebeu 374.377 novos processos em 2020. Foram baixados 489.837 casos ao longo do ano passado, sobretudo de maneira virtual e remota, culminando com a redução no estoque pendente. No Segundo Grau, o TJMT ficou com a primeira colocação com IAD de 114%, superando a média nacional, que ficou em 92%.
 
Já no Primeiro Grau, o IAD registrado foi de 133%, o melhor índice alcançado na série histórica, o que coloca o TJMT em nono lugar no ranking nacional. O indicador é obtido ao dividir os processos baixados pela quantidade de casos novos.
 
“Melhoramos no IAD geral 1º e 2º grau. Em 2019 obtivemos 113% deste indicador e agora 131%. Somos o melhor TJ no 2º grau. Em 2019 nosso IAD era 93% e em 2020 chegamos a 114%, com um crescimento de 21% em um ano de pandemia”, analisa o coordenador de Planejamento do TJMT, Afonso Maciel.
 
 
Justiça em Números - Publicado desde 2003, o relatório Justiça em Números é um anuário estatístico consolidado e elaborado com base na missão prevista na Lei n. 11.364/2006, que cria o Departamento de Pesquisas Judiciárias dentro da estrutura do CNJ. A Edição 2021 são com base nos dados de 2020.
 
Leia matéria correlata.
 
Relatório do CNJ: Judiciário de MT se destaca entre os mais eficientes do país
 
 
 
Alcione dos Anjos
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br