Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

19.10.2021 15:14

Reeducandas e trabalhadoras do sistema penitenciário serão orientadas sobre câncer de mama
Compartilhe
Tamanho do texto:
Mulheres privadas de liberdade e as profissionais que atuam nas seis penitenciárias femininas de Mato Grosso participam quarta-feira (20), a partir das 14h, da oficina “Dia D Outubro Rosa no Sistema Penitenciário de Mato Grosso”. O evento on-line ocorrerá pela plataforma Meet e faz alusão ao mês em que se celebra o movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama.
 
A ação integra o projeto "Apodere-se Mulher", desenvolvido pelo Poder Judiciário, por meio do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e Socioeducativo de Mato Grosso (GMF) em parceria com voluntários e o Poder Executivo, representado pela Secretaria Adjunta de Administração Penitenciária (SAAP-MT).
 
A oficina conterá três palestras: do médico cirurgião oncológico e mastologista Wilson Garcia, e das fundadoras do Grupo LIFE curadas para curar, Camila Bernal Barreto e Tâmara Gomes Santos.
 
O Apodere-se Mulher será desenvolvido até dezembro e somará um total de 50 horas, com certificação para as participantes. Essas horas serão contadas como remição para as reeducandas. “Ao mesmo tempo em que congregando as mulheres privadas de liberdade e as profissionais do sistema penitenciário se traduz em equidade nesse tema que é justamente aquele em que não nos diferenciamos: o câncer, que não escolhe a quem vai alcançar”, declara a responsável pelo setor de projetos do GMF, Alianna Cardoso Vançan.
 
“Além disso, o evento traz narrativas de uma paciente oncológica sobrevivente ao câncer de mama que é servidora do sistema penitenciário, tornando o diálogo ainda mais horizontal. E por fim, abraçar o movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama é, sobretudo, apoderar mulheres de conhecimento, o objetivo final do projeto”, completa Alianna.
 
O sistema prisional de Mato Grosso tem aproximadamente 500 mulheres privadas de liberdade, em seis unidades por todo estado, sendo que pouco mais de metade fica na Penitenciária Feminina Ana Maria do Couto May em Cuiabá.
 
 
Veja mais informações sobre esse assunto nos links abaixo: 
 
GMF: Projeto trabalha formação humana e autoestima de reeducandas do sistema prisional de MT
 
 
GMF-MT lança projeto ‘Apodere-se Mulher’ voltado a reeducandas do sistema penitenciário do Estado
 
Alcione dos Anjos
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br