Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

26.01.2022 17:10

Curso de formação inicial prepara juízes para assumir comarcas no interior do Estado
Compartilhe
Tamanho do texto:
Antes de assumir comarcas no interior do Estado, os 25 novos juízes recém-empossados no Poder Judiciário de Mato Grosso estão passando por capacitação técnica preparatória para os desafios das atividades que os aguardam no interior do Estado. As aulas são ofertadas pela Escola Superior da Magistratura de Mato Grosso (Esmagis-MT), começaram na segunda-feira (24 de janeiro) e seguem até maio de 2022.
 
Amanda Dias, primeira colocada no concurso, é uma das juízas que passam pela capacitação. “Nossos primeiros dias de cursos foram marcados de grandes aprendizados com discussões sobre ética, humanismo, a figura do juiz contemporâneo e condutas do magistrado nas redes sociais – tema atual e de grande importância a gente bem sabe.”
 
Rodrigo Alfonso Campestrini, classificado em segundo lugar dentre os aprovados, complementou que está “bem nítida a intenção do TJ em explorar nos novos juízes aptidões que vão para além da técnica jurídica e esse foi o enfoque desses primeiros dias - a humanização do juiz nessa era contemporânea.” Ele ressaltou ainda que as aulas são “fantásticas” e que está “empolgado para continuar a formação.”
 
O curso está organizado em quatro módulos, sendo o primeiro, Módulo Nacional, realizado em parceria com a Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), com finalização nesta sexta-feira (28/01). Os próximos módulos serão Teórico, Prática Supervisionada e Eleitoral, este último desenvolvido em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso.
 
Com cerca de 20 anos de advocacia, percorrendo o Estado de Mato Grosso e conversando com juízes, a presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso destacou que vivemos um momento ímpar, não apenas em virtude das perdas causadas pela pandemia da Covid-19, mas também pela grave crise econômica e social, decorrente dela.
 
“Em meio a este turbilhão, exercer a magistratura e decidir a vida das pessoas torna-se um desafio muito maior. Se antes o juiz deveria conhecer o contexto que lhe era trazido nos autos, agora torna-se fundamental que aplique as regras jurídicas com a responsabilidade, a sensibilidade e a sabedoria de um atento observador social. Juntos, formamos um poderoso instrumento à serviço da cidadania. Esta sim, é a razão essencial da existência do Judiciário e deve servir de norte ao buscarmos o tão sonhado Selo Diamante. Conto com vocês neste mister”, conclamou a magistrada.
 
Leia matéria correlata:
 
Formação inicial para novos(as) juízes e juízas de Mato Grosso começa segunda-feira
 
 
Keila Maressa
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br