
Poder Judiciário de Mato Grosso
Notícias
02.08.2022 11:14
Homem trans que já sofreu violência elogia criação de Centro de Atendimento às Vítimas
O objetivo é garantir que as vítimas de crimes e de atos infracionais sejam tratadas com dignidade, igualdade e respeito enquanto estão nas dependências do Fórum da Capital, levando-se em conta a aflição ou choque a que foram submetidas ao passarem por esse tipo de situação.
Valentim da Costa Félix, homem trans que já foi vítima de violência física, psicológica e institucional, avalia que esse atendimento multidisciplinar é de suma importância, principalmente para vítimas de violência.
“O ser humano é muito complexo para ser tratado em uma área só. Não existimos só na área da saúde, na área da segurança, nós somos vários aspectos, então acho que é de suma importância um atendimento humanizado, de entender a pessoa que chega com medo, que está em um momento difícil. É muito melhor ter um profissional que a entenda”, avalia.
.jpeg)
“Quanto mais o servidor conhece o serviço que presta e busca conhecimento sobre aquela vivência, melhor vai poder atender e prestar esse atendimento, principalmente porque se trata de vítimas de violência. Lembrando que essa pessoa já vai chegar totalmente deteriorada. Tudo que ela não precisa é novamente sofrer outra violência naquele momento do atendimento”, destaca.
O local irá oferecer atendimento psicológico e encaminhamentos a programas sociais, tanto para as vítimas quanto seus familiares, por meio da atuação de dois psicólogos, duas assistentes sociais, uma servidora e uma estagiária.
#Paratodosverem
Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual.
Imagem 1: Foto horizontal colorida da entrada do Centro de Atendimento Especializado às Vítimas de Crimes e Atos Infracionais em tons de azul, ao fundo a frase “Você não está só”.
Imagem 2: Foto horizontal colorida de Valentim. Ele usa camisa preta com estampa floral verde e vermelha, usa óculos e tem um piercing no nariz.
Leia outras matérias sobre o Centro de Atendimento nos links abaixo:
Judiciário cria espaço humanizado de acolhimento para vítimas de crimes atendidas no Fórum de Cuiabá
Mylena Petrucelli/Foto do Centro de Atendimento: Alair Ribeiro
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br