Escola dos Servidores - Poder Judiciário do Estado de Mato Grosso

QUALIDADE DE VIDA

 

 

 PERFIS DE SAÚDE

  

Identificar, cadastrar e acompanhar magistrados e servidores identificados com FRDCNT (fatores de risco para doenças crônicas não tansmissíveis, visando a orientação quanto ao controle destes fatores,  proporcionando melhor qualidade de vida aos magistrados e servidores do Poder Judiciário. Foram visitadas 27 comarcas em 9 polos judiciais, totalizando 1.137 atendimentos pela equipe multidisciplinar de saúde do Poder Judiciário.


Projeto Hiperdia 


Identificar, cadastrar e acompanhar os portadores de hipertensão e diabetes, visando ao controle da doença e proporcionando melhor qualidade de vida aos magistrados e servidores do Poder Judiciário.
Atualmente acompanha 30 servidores do Complexo Pomeri, identificados com FRDCNT (fatores de risco para doenças crônicas não tansmissíveis), na Caravana de Saúde.


 

SESAT – Serviço de Saúde do Trabalhador


Promover a saúde e a melhoria da qualidade de vida dos magistrados e servidores do Poder Judiciário por meio do acompanhamento dos efeitos do trabalho sobre a saúde, considerando os diversos aspectos clínicos, sociais, psicológicos e sua interação com o ambiente de trabalho. Criar condições para rastreamento, diagnóstico precoce e desenvolvimento de ações preventivas dos fatores nocivos à saúde.

 


Projeto ÁGAPE

O que está em questão não é a droga e sim, o SER HUMANO, que deve ser visto e compreendido na sua subjetividade e sua integralidade, com toda a complexidade que o assunto requer.

Em relação ao consumo de álcool e outras drogas, pode-se considerar prevenção tudo aquilo que possa ser feito para evitar, impedir, retardar, reduzir ou minimizar o uso, o abuso ou a dependência e os prejuízos relacionados .

Devemos trabalhar com a valorização profissional, a formação educacional, o reforço da auto-estima, como formas de comprometimento pela vida.

Estimular a abstinência da droga, motivar para uma vida saudável, trabalhar a auto- estima e as relações familiares, sociais e buscar conhecimento sobre os “malefícios” da droga consumida. Introduzir ações de redução de danos.

Nossa ação visa introduzir ações de redução de danos,incentivar campanhas de conscientização e orientação aos magistrados e servidores, trabalhar o fortalecimento da família como instituição, através de campanhas e palestras,orientar-los quanto aos processos de reabilitação e reintegração existentes em nossa sociedade, buscando alcançar uma mudança significativa no estilo de vida, nas atitudes, nos valores, na forma de pensar em si mesmo e no mundo, e como afrontar e solucionar os problemas no seu dia a dia.

A prevenção é o foco principal e no ambiente de trabalho deve ser dirigida ao servidor tendo como bases estratégias que visem à Qualidade de Vida, à prevenção das relações interpessoais, à segurança individual e à coletividade e produtividade.

Este projeto é desenvolvido nas comarcas, por meio das palestras ministradas nas Caravanas de saúde.


Agita Judiciário


Ações que melhorem a saúde por meio de estímulo à prática de atividades esportivas, sociais e de lazer, tais como caminhada ecológica em parques, corrida, gincana de saúde, aulas de yoga, pilates, aeróbica e musculação.

Essas atividades são desenvolvidas na Academia TJ, orientadas por professores de educação física, com equipamentos de musculação, esteiras e bicicletas

 

Restaurante/Lanchonete

Localizados nas dependências do TJ e Anexo Administrativo Antônio de Arruda, onde são oferecidas refeições de qualidade e nutricionalmente balanceadas aos magistrados, servidores e visitantes. Mais uma ação QUALIDADE DE VIDA, desde janeiro/2011 com o objetivo de proporcionar saúde, conforto e bem estar aos servidores do Poder Judiciário.

 

04/11/2011 19:45