Escola dos Servidores - Poder Judiciário do Estado de Mato Grosso

 
 
 
ECODICAS
   

  ÁGUA (clique aqui)

 
  DESCARTÁVEIS (clique aqui)
 
 
 
 TELEFONE (clique aqui)
 
  VEÍCULOS (clique aqui)

 
PROJETOS DE SUSTENTABILIDADE EM ANDAMENTO NO PODER JUDICIÁRIO DE MATO GROSSO:
  
1- IMPLANTAÇÃO DA COLETA SELETIVA SOLIDÁRIA; 
2- CAMPANHA "ADOTE UMA CANECA"; 
3- CAMPANHA "SENSIBILIZAÇÃO SOBRE RECICLAGEM / REAPROVEITAMENTO"; 
4- CAMPANHA "USO RACIONAL DE ÁGUA E ENERGIA ELÉTRICA";
5- CAMPANHA "REAPROVEITAMENTO DE PAPEL PARA RASCUNHO";
6- CAMPANHA "ADOTE UMA PLANTA";
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 
 
 
 
 
 
 
 
 

 
 
 
Ir e vir
O uso do transporte coletivo (trem, metrô, ônibus) reduz significativamente a emissão de gás carbônico (CO2) na atmosfera. Se 700 mil pessoas deixaram os carros na garagem e trocarem pelo metrô para ir e voltar do trabalho, em um ano deixa de ser emitido CO2 equivalente à quantidade emitida para gerar energia elétrica para todas as casas do estado de São Paulo no mesmo período. 
Outra forma de chegar no trabalho é utilizar a carona solidária. A carona pode reduzir a quantidade de automóveis nas ruas e tornar-se uma das alternativas de mobilidade mais viáveis a curto prazo. Em países como Canadá, Japão e Inglaterra, a carona é comum e incentivada pelos governos, já que, além dos problemas de trânsito comuns nos centros urbanos, a produção de CO2 pelos automóveis é responsável por boa parte das emissões globais de gases tóxicos na atmosfera. A carona solidária pode ser organizada pelos próprios funcionários, com o cruzamento de informações de quem precisa e de quem pode oferecer uma carona, ou então pode-se utilizar a internet e as redes sociais para localizar grupos que oferecem o serviço. 
Agora se você quer melhorar não só o planeta mas a sua saúde física e mental, a melhor opção é pedalar. Bicicletas não utilizam combustíveis fósseis, não aumentam o efeito estufa, não emitem poluentes como monóxido de carbono, não contribuem para os altos índices de problemas respiratórios e não poluem as águas. Além disso, são ótimo exercício e evitam aborrecimentos com a procura de vagas em estacionamentos.

 
Papel: use mas não abuse
Apesar da tramitação digital de documentos e processos, dados do Ipea mostram que, apenas com papel, ainda haja desperdício anual de quatro mil folhas por servidor na esfera federal dos 3 Poderes. Se levarmos em conta que em todo o Judiciário brasileiro há cerca de 407 mil servidores e magistrados (dados do Justiça em Números 2013), o uso total por ano pode chegar a 1,6 bilhão de folhas, mais de 3 milhões de resmas, isto é, pacotes com 500 folhas, quase 150 mil árvores e aproximadamente R$ 30 milhões.
Uma forma de aproveitar melhor o papel é reutilizá-lo, como blocos de anotação e rascunho.

 
Traga a sua caneca
É muito prático ter ao alcance das mãos pilhas de copos descartáveis para beber água e tomar um cafezinho no trabalho. Basta usar e jogar no lixo em seguida. Mas toda essa comodidade, no entanto, traz sérias conseqüências para o meio ambiente. Calcula-se que, a cada ano, um servidor use pelo menos 500 copos, e, de acordo com o IBAMA, o plástico, material utilizado para a confecção desses copinhos leva de 200 a 600 anos para se decompor. Então se o tribunal onde trabalha conta com mil servidores e prestadores de serviços, o desperdício total anual chegará a 500 mil copinhos
Para minimizarmos o lixo que deixaremos de herança, podemos utilizar canecas, copos ou garrafinhas reutilizáveis.

 
Desligue o computador na hora do almoço
Muitas pessoas acham que ligar e desligar o computador consome mais energia que deixar o aparelho ligado. Não é verdade! Ao longo de um ano, se só 1% dos brasileiros desligar o computador todo dia, apenas na hora do almoço, a energia economizada evitará a emissão equivalente ao carbono absorvido por 30 mil árvores da Mata Atlântica. Se o seu horário de almoço é de 13h a 14h, então vale muito à pena não é mesmo?

 
Escove os dentes de torneira fechada
Embora este líquido seja abundante na Terra, já existe uma carência de água potável no planeta, devido ao desperdício e à utilização desmedida. Uma ótima forma de economizar água é fechar a torneira na hora de escovar os dentes. Afinal, apenas alguns minutos de escovação com a torneira aberta são suficientes para gastar aproximadamente 120 litros de água. Se todos os moradores do Brasil fecharem a torneira ao escovar os dentes, a água economizada durante um mês equivalerá a um dia e meio do volume de água que cai nas Cataratas do Iguaçu! Então, não deixe torneiras pingando.

 
Cada lixo no seu lixo
Os órgãos públicos precisam fazer a coleta e o descarte seletivo do lixo comum. Colabore descartando seu lixo no recipiente adequado! Vermelho – plástico; azul – papel; verde – vidro; amarelo – metal.

 
Use corretamente o aparelho de ar-condicionado 
Utilize o condicionador de ar somente quando houver necessidade, pois o consumo de energia do aparelho é elevado. Limite sua utilização aos setores que estão funcionando e desligue o aparelho ao sair do ambiente.
Feche portas e janelas antes de ligar o condicionador de ar, assim ele funcionará com mais eficiência. Não use o ar-condicionado e o ventilador ao mesmo tempo, pois isso aumenta o gasto de energia.

 
O último a sair apaga a luz!
E não se esqueça: se for o último ao sair da sala, apague a luz.
 
 
 
Fonte: CNJ - Conselho Nacional de Justiça (http://www.cnj.jus.br/)
 

 
 
 
 
Equipe Bem Viver - SUSTENTABILIDADE
 3617-3160
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

04/11/2011 13:06