Escola dos Servidores - Poder Judiciário do Estado de Mato Grosso

Nome da Escola

DES. ATAHIDE MONTEIRO DA SILVA

 

Nasceu em 22 de outubro de 1932 em Cuiabá/MT.

Cursou Direito na Faculdade de Direito de Belo Horizonte, da Universidade de Minas Gerais (1954-1959).

Como advogado submeteu-se ao primeiro concurso para Promotor realizado no Estado de Mato Grosso, assumindo como  Promotor de Justiça da Comarca de Diamantino, em 1961.

Promovido por merecimento, para a Comarca da Capital e nomeado para exercer o cargo de Juiz Substituto, da classe de jurista, do Tribunal Regional Eleitoral do Estado de Mato Grosso, por ato do Presidente da República (1961).

Exerceu os cargos de Procurador-Geral de Justiça/1964, Assessor Jurídico do Gabinete do Governador/1967. Designado para responder pela Secretaria do Interior e Justiça/1972.

Nomeado, em 21.3.74 ao cargo de Desembargador do Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso, na vaga reservada ao Ministério Público. Exerceu o cargo de Vice-Presidente do Tribunal de Justiça no biênio 1975-1976 e os cargos de Vice-Presidente e Corregedor da Justiça Eleitoral, como membro do Tribunal Regional Eleitoral e de Presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Estado de MT, no período de 1977 a 1980.

Exerceu o cargo de Presidente da 2ª Câmara Cível e das Câmaras Cíveis Reunidas do Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso, sendo o decano; Completou, em 18.4.99, 25 anos de judicatura no Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso.

No exercício dos cargos de Procurador-Geral de Justiça e Desembargador do Tribunal de Justiça, expendeu centenas de pareceres e proferiu votos que se encontram publicados em Revistas Jurídicas do país, tais como "Revista dos Tribunais", "Revista Forense", "Revista de Direito Civil", "Revista de Direito Imobiliário", "Jurisprudência Brasileira", "Justitia", "Revista de Processo", "Revista Brasileira do Direito Processual", "Anais Forenses do Estado de Mato Grosso".

Foi sócio fundador e primeiro Presidente da Associação Mato-grossense do Ministério Público, agraciado com medalha e diploma de mérito na Magistratura pela Associação dos Magistrados Brasileiros.

Professor de Direito da Escola Superior de Magistratura do Estado de Mato Grosso, desde a sua fundação, lecionando a disciplina "Organização Judiciária Brasileira". 

Faleceu em 13 de setembro de 2002.

Conheça a RESOLUÇÃO N.º  013/2007/OE