Escola dos Servidores - Poder Judiciário do Estado de Mato Grosso

A+ A-

Histórico

 
A ESMAGIS-MT foi criada e instalada em 6 de setembro de 1985, por ato do Presidente do Tribunal de Justiça à época, Desembargador Ernani Vieira de Souza, por intermédio da Resolução n. 010/85, de 13 de junho de 1985.
 
Vale destacar que a ESMAGIS-MT se situa entre as mais antigas Escolas da Magistratura do Brasil. Mais precisamente, é a sétima.
 
A criação desta Escola representa o corolário de metas e sonhos traçados pelo Desembargador Benedito Pereira do Nascimento. Desde 1984, por meio de convênios, buscava ele a parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso, com o objetivo de promover cursos de formação para os Magistrados. Nos registros da ata de fundação, consta que o primeiro Diretor da Escola foi o Desembargador João Antônio Neto.
 
A ESMAGIS-MT sempre foi dirigida por respeitáveis personalidades deste Poder Judiciário.
 
Mais recentemente, foram estes seus Diretores: o Juiz Agnelo Bezerra Neto (1993/1999); o Desembargador Licínio Carpinelli Stefani (1999/2002); o Juiz Antônio Horário da Silva Neto (2003/2005).
 
Registre-se que, nessa fase, funcionou a ESMAGIS-MT sob a administração da Associação da Mato-Grossense dos Magistrados – AMAM, onde estava assentada.
 
Em bem da verdade, é oportuno salientar que, em seu nascedouro, a ESMAGIS-MT fora criada no âmbito interno, o que confirma sua precariedade estrutural, dado que lhe faltava a chancela da lei, obtida apenas, definitivamente, em 2006.
 
Coube ao Des. Márcio Vidal reimplantar a ESMAGIS-MT no âmbito específico do Tribunal de Justiça, sob a presidência do Desembargador Paulo Inácio Dias Lessa.
 
Desde então, esta Escola seguiu com a notável condução dos Diretores: Desembargador Rui Ramos Ribeiro (2009/2011); o Sr. Desembargador Paulo da Cunha (2011-2015) e a Sra. Desembargadora Marilsen Andrade Addario (2015-2017).
 
Ademais dos mui dignos membros da Diretoria-Geral e Conselho Consultivo, o quadro de funcionários da Escola conta com oito servidores: Bel. João Luiz Bettini de Albuquerque Lins, assessor I; Bela. Jane Almeida Brandão; Bela. Sônia Figueiredo; Sra. Telma Alvino da Costa; Sra. Vânia Maciel Ribeiro, assessoras II; Sr. Márcio Gonçalo Maciel de Arruda; Bel. Frederico Mauro Venêga Cosso e Bel. Thiago de Thadeu Calmon Tenuta.
 
Esta equipe se põe à disposição para continuar realizando as atividades da Escola, prestando à Magistratura um serviço de excelência, com vista a contribuir para a formação de Magistrados cada vez mais capazes de atuar como agentes de mudança, num ambiente participativo, aberto e integrador.
 
Os trabalhos executados visam construir cotidianamente uma Escola reconhecida por seu humanismo e por elevado padrão de exigência e responsabilidade, que valoriza o conhecimento, como condição de acesso a um mundo melhor.
 
Transmissões ao vivo