Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

14.10.2011 17:53

Servidores começam a ser treinados na 2ª-feira
Compartilhe
Tamanho do texto:
Terá início nesta segunda-feira (17 de outubro), na Escola dos Servidores Desembargador Atahide Monteiro da Silva, o treinamento de 24 servidores voluntários sobre técnicas de mediação e conciliação. O grupo será treinado por uma equipe técnica de três servidores do Poder Judiciário de Pernambuco. O curso é promovido pelo Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos do Poder Judiciário de Mato Grosso, em parceria com a Escola dos Servidores.
 
A presidente do Núcleo, desembargadora Clarice Claudino da Silva, e o coordenador, juiz Hildebrando da Costa Marques, vão recepcionar os alunos no início do treinamento. Conforme a desembargadora, o curso é extremamente importante, pois formará a primeira turma de conciliadores do Poder Judiciário Mato-grossense.
 
“Esse grupo de servidores, após o treinamento, será dividido em dois. Uma parte deles vai se tornar multiplicadora das práticas de conciliação, retransmitindo o que aprenderam a outros servidores. A outra parte do grupo vai trabalhar nas centrais de conciliação, que serão instaladas no TJMT e no Fórum Desembargador José Vidal, na Comarca de Cuiabá, e conduzirá os primeiros trabalhos de mediação e conciliação”, explica a presidente do núcleo.
 
Os instrutores que conduzirão o treinamento foram capacitados por equipes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e se tornaram multiplicadores dos conhecimentos adquiridos. A proposta do CNJ é que seja construído um diálogo com os núcleos de conciliação em todos os estados brasileiros para que as práticas de mediação e conciliação sejam uniformizadas. Para tanto, o CNJ está formando servidores do Judiciário como instrutores em conciliação e mediação a fim de intensificar a disseminação e a padronização dessas técnicas nos tribunais brasileiros.
 
A importância do treinamento de servidores para atuarem nos acordos consensuais foi ressaltada pelo juiz André Gomma, integrante do Comitê Gestor do Movimento pela Conciliação do CNJ, durante o Encontro Nacional dos Núcleos de Conciliação. No evento, realizado no início do mês em Brasília, o magistrado explicou que a meta do CNJ é organizar uma rede de instrutores para apoiar núcleos e centros de conciliação nos estados. “Os servidores precisam entender muito bem de conciliação e mediação para serem aptos a realizá-las”, complementou.
 
Com duração de 40 horas/aula, o curso em Cuiabá será norteado com material pedagógico, teórico e prático fornecido pelo Conselho Nacional de Justiça. O material é composto por slides e apresentações, manuais de Mediação Judicial, vídeos e exercícios simulados.
 
Leia mais notícias sobre o Núcleo de Conciliação:
 
 
 
 
 
 
 
 
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tj.mt.gov.br
(65) 3617-3393/3394