Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

25.10.2011 01:05

Júri popular absolve os quatro acusados
Compartilhe
Tamanho do texto:
A quarta sessão de julgamento do Tribunal do Júri do caso conhecido como “Chacina de Matupá”, que começou na manhã de segunda-feira (24 de outubro), só terminou a 00h30 da madrugada desta terça-feira (25 de outubro), depois de 16 horas. O presidente do Conselho de Sentença, juiz Tiago Souza Nogueira de Abreu, leu o veredicto dos réus, que absolveu, por maioria, os quatro acusados julgados: Antonio Pereira Sobrinho, o "Antônio Goiano", Enio Carlos Lacerda, Roberto Konrath, o “Robertão”, e José Antônio Correia. Leia a sentença aqui.
 
Os réus foram acusados de participar da ação que culminou na morte de Ivacir Garcia dos Santos, 31, Arci Garcia dos Santos, 28, e Osvaldo José Bachinan, 32. O caso ocorreu em 23 de novembro de 1990. Após o depoimento dos quatro réus, que se declararam inocentes, a promotora de Justiça Daniele Crema da Rocha chegou a pedir a absolvição de Antonio Pereira Sobrinho e Enio Carlos Lacerda por falta de provas, mas pleiteou a condenação de Roberto Konrath e José Antônio Correia por entender que eles colaboraram para a morte das vítimas.  A promotora assinalou que vai recorrer da decisão.
 
Para a defesa dos réus, a sentença já era esperada. “Não havia provas nesse processo. Há 21 anos que o crime ocorreu e nenhuma pericia foi realizada”, confirmou o advogado de defesa dos réus José Antônio Correia e “Robertão”, Jayme Rodrigues Carvalho Júnior.
 
Até agora, o Tribunal do Júri de Matupá julgou 17 acusados. O processo do réu Arlindo Capitani foi desmembrado sob alegação de que ele não foi intimado para o júri popular, previsto para 4 de outubro. Ainda não há previsão para o julgamento dele.
 
Para o juiz Tiago Souza Nogueira de Abreu, com a finalização dessa primeira etapa de julgamento, o Judiciário Estadual cumpre o seu dever. “O Estado se mostrou presente e o Judiciário cumpriu o seu papel”, afirmou. Ele revelou que ainda não há data para o julgamento dos policiais militares envolvidos no caso, mas acredita que será em 2012 e que deverá ser mais rápido em virtude do número de réus, sete.
 
Leia assunto correlato:
 
 
 
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tj.mt.gov.br
(65) 3617-3393/3394