Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

25.10.2011 17:04

Projeto amplia o conhecimento dos estudantes
Compartilhe
Tamanho do texto:
“Hoje aprendi coisas que poderão tornar o meu futuro melhor”. A afirmação foi feita pelo estudante Lucian Vitor, 12 anos, aluno do sexto ano da escola municipal Floriano Bocheneki, após ouvir a palestra ‘Conhecendo alguns dos nossos direitos’, que realizada nesta terça-feira (25 de outubro) em mais uma etapa do Projeto Judiciário na Escola. A unidade educacional está localizada no bairro Parque Atalaia.
 
O jovem Lucian Vitor afirmou que vai passar para seus irmãos menores tudo o que aprendeu. “Fiquei sabendo sobre coisas que serão muito importantes para toda a minha vida”, completou.
  
Os palestrantes abordaram os direitos fundamentais do ser humano: o direito à vida, à liberdade, à dignidade, à livre manifestação do pensamento e a indistinção de classe, religião ou sexto para ter os direitos constitucionais, entre outros. As palestras foram proferidas aos estudantes do 6º ao 9º.
 
            “A escola quer que nossos alunos conheçam seus direitos e deveres e os assuntos trazidos aqui tem caráter complementar, o que possibilita aplicar essas informações à grade escolar”, pondera o professor de História e Religião, Airton Benedito de Figueiredo.
 
            Os palestrantes desta segunda etapa do projeto foram o juiz auxiliar da Corregedoria Lídio Modesto, juiz auxiliar da Corregedoria Rondon Bassil Dower Filho, juíza auxiliar da vice-presidência do Tribunal de Justiça Edleuza Zorgetti Monteiro da Silva, assessor jurídico da Defensoria Pública Bruno Lima Barcellos e os advogados Daniel Luis Padilha e Silva e Carlos Rafael Carvalho. As palestras serão proferidas aos estudantes do 6º ao 9º ano e cada palestrante foi responsável por passar as informações a cada classe de alunos.
 
O objetivo do Projeto Poder Judiciário na Escola é levar aos alunos o conhecimento sobre a estrutura do sistema judicial, atendendo assim a meta 4 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que determina a implantação de pelo menos um programa de esclarecimento sobre funções, atividades e órgãos do Poder Judiciário em escolas ou quaisquer espaço público.
 
 
Fotos: André Romeu/Agência Phocus
 
Assessoria de Comunicação CGJ-MT
corregedoria.comunicacao@tj.mt.gov.br
(65) 3617-3571