Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

08.08.2012 08:50

Duas escolas recebem projeto nesta semana
Compartilhe
Tamanho do texto:
Mais uma rodada do Projeto Poder Judiciário na Escola, em Mato Grosso, será realizada esta semana. Nesta quarta-feira (8 de agosto) a palestra ‘A Organização Judiciária e Seus Membros’ será proferida aos alunos da Escola Municipal Francisco Pedroso da Silva e o tema ‘Conhecendo Alguns dos Nossos Direitos e Deveres’ será abordado na Escola Municipal Floriano Bocheneki. Em ambas as instituições, em Cuiabá, as palestras terão início às 9h30.
 
Na Escola Francisco Pedroso da Silva, a palestra será ministrada em três salas de aula, onde além do tema principal cada magistrado também abordará como sub-temas Três Poderes, A Justiça e a Polícia, Os Caminhos da Justiça e O Promotor de Justiça. Os juízes palestrantes são Sebastião de Arruda Almeida (Sexto Juizado Especial Cível), Gleide Bispo Santos (Primeira Vara Especializada de Infância e Juventude) e Adilson Polegato de Freitas (diretor do Foro da Comarca de Cuiabá).
 
Já na Escola Floriano Bocheneki os palestrantes serão os magistrados Sebastião Barbosa Faria (Quarto Juizado Especial Cível de Cuiabá) e Ana Cristina Silva Mendes (Primeira Vara Especializada de Violência Doméstica e Familiar contra Mulher), que ainda falarão sobre Nossos Direitos, Cidadania, A Solidariedade é a Solução, Cidadão Brasileiro, Política é Coisa Boa e Conhecendo Meus Direitos.
 
O Projeto Poder Judiciário na Escola é desenvolvido pela Corregedoria-Geral da Justiça de Mato Grosso (CGJ-MT) e tem como o objetivo levar o conhecimento sobre a estrutura e o funcionamento do sistema judicial aos alunos das escolas municipais e estaduais. A programação deste ano teve início na Escola Municipal Maximiano Arcanjo da Cruz, localizada no Bairro Santa Laura, no dia 1º de agosto.
 
Neste mês de agosto, 241 estudantes de três instituições de ensino serão beneficiados. Os alunos receberam antecipadamente a Cartilha Justiça em Quadrinhos, que conta de maneira didática e com linguagem simples o funcionamento da Justiça, e a publicação Brasilzinho, que trata sobre questões de cidadania. Os exemplares das duas publicações foram cedidos pela AMB. Os conteúdos foram trabalhados em sala pelos professores antes da realização das palestras.
 
O Projeto Poder Judiciário na Escola atende à meta 4 de 2011 do Conselho Nacional de Justiça que se tornou contínua e determina a implantação nas escolas ou em qualquer espaço público de pelo menos um programa de esclarecimento sobre funções, atividades e órgãos do Poder Judiciário.
 
 
Assessoria de Comunicação CGJ-MT
corregedoria.comunicacao@tj.mt.gov.br
(65) 3617-3571