Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

08.08.2012 16:27

Cinco juízes palestram em colégios municipais
Compartilhe
Tamanho do texto:
O Poder Judiciário de Mato Grosso proporcionou uma manhã diferenciada para alunos das Escolas Municipais Francisco Pedroso da Silva, no bairro São Francisco, e Floriano Bocheneki, no Parque Atalaia. As duas unidades educacionais estão localizadas na região sul de Cuiabá, onde o programa Judiciário na Escola, da Corregedoria-Geral da Justiça, pretende atender 15 instituições de ensino até novembro deste ano.
 
Na Escola Municipal Francisco Pedroso da Silva, os juízes Adilson Polegato de Freitas, Gleide Bispo Santos e Sebastião de Arruda Almeida falaram aos estudantes do Sexto Ano (antiga Quinta Série) sobre direitos e deveres dos cidadãos. A visita no colégio Floriano Bocheneki ficou sob a responsabilidade da juíza Ana Cristina Silva Mendes e do juiz Sebastião Barbosa Farias. Na oportunidade, os magistrados realizaram ainda a distribuição de cartilhas sobre o assunto.
 
Para falar sobre regras, organização social e cidadania, o juiz Sebastião Almeida usou o futebol como exemplo. Apresentou noções sobre os Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário e a função de cada um dentro da sociedade. Ele também foi questionado sobre o papel do juiz, ocorrência de condutas ilícitas e as punições. “Esse é um projeto bastante esclarecedor. Fiquei surpreso com as perguntas sobre magistratura, venda de sentença, punições, entre outros questionamentos. Isso demonstra que a sociedade está atenta e espera uma conduta adequada da Justiça”.
 
Durante a visita, o juiz diretor do Foro da Capital, Adilson Polegato de Freitas, aproveitou para convidar os alunos a conhecer a estrutura do prédio e entender quais são as atribuições desse segmento da Justiça. Explicou o papel do juiz, do desembargador e dos ministros, além de abordar a estrutura dos três poderes.
 
A juíza Gleide Santos avaliou como positiva a visita e destacou a recepção tanto da administração do colégio quanto dos alunos. “Gostei muito de conhecer a realidade da escola. Os estudantes foram bastante receptivos e participaram da palestra”.
 
Conforme a coordenadora da Escola Francisco Pedroso da Silva, Joana Gardes, o programa Judiciário na Escola vai ao encontro do projeto pedagógico do colégio que foca na cidadania. “Muitos cobram os direitos que têm, mas esquecem dos deveres, das responsabilidades. Acredito que a presença dos juízes vai mostrar para eles o que é certo e errado, além de esclarecer alguns pontos importantes, como qual o papel de cada um dentro da sociedade”.
 
Pensando em ser advogado, o estudante Vinicius Alves, 11, ficou feliz em ter contato com o magistrado Sebastião Almeida e em assistir a palestra. Ciente dos seus deveres, o menino comenta que tem a obrigação de estudar, respeitar os professores e os pais, não jogar lixo no chão e cuidar da escola. “Também tenho o direito de ter uma escola para estudar e uma professora para me ensinar”.
 
Felipe Novaes Duarte dos Santos, 11, quer ser médico e vai estudar para isso. Com participação ativa na palestra, o aluno questionou sobre o papel dos juízes e a importância da estrutura do Poder Judiciário. “Aprendi que juiz também erra, mas errar é humano. Ainda bem que tem outras pessoas para consertar isso”, comentou, referindo-se ao trabalho dos desembargadores ao revisar decisões judiciais proferidas em Primeira Instância.
 
Projeto – Integrantes do programa, as servidoras Poliana Carvalho Viola e Joyce Maciel acompanharam as palestras na Escola Municipal Francisco Pedroso da Silva. Cada colégio recebe a visita dos magistrados em duas ocasiões diferentes. Ao final do mês, os estudantes são levados até o Tribunal de Justiça de Mato Grosso para conhecer a estrutura e participar de palestra proferida por um desembargador. No fim deste mês, o vice-presidente do TJMT, desembargador Juvenal Pereira da Silva, receberá o público mirim.
 
Poliana explica que as unidades contempladas neste momento são as escolas municipais que estão localizadas na região periférica da cidade. Além de apresentar noções de cidadania, o programa visa aproximar o magistrado da comunidade. Joyce destaca a boa receptividade dos responsáveis pelas unidades de ensino e, principalmente, dos alunos. “Percebemos que eles ficam ansiosos com a chegada dos magistrados”.
 
O Poder Judiciário na Escola integra a Meta 4/2011 do Conselho Nacional de Justiça, que determina o desenvolvimento de um projeto de relacionamento sobre o funcionamento do Poder Judiciário ao público. Apesar de a meta ser do ano passado, ela é perene e sua aplicação em Mato Grosso prioriza as escolas municipais.
 
 
Fotos: Jocil Serra/Agencia Phocus
 
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tj.mt.gov.br
(65) 3617-3393/3394