Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

14.01.2013 08:49

Publicada lei da Secretaria Especial da Vice
Compartilhe
Tamanho do texto:
Foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) nº 25959 a Lei nº 9.885, que cria o Departamento da Secretaria Auxiliar da Vice-Presidência na estrutura organizacional do Tribunal de Justiça de Mato Grosso. Com a nova Secretaria os procedimentos relativos a Recursos Excepcionais (Especiais, Extraordinários) e Incidentais (Cautelares e Regimentais) de competência da Vice-Presidência terão maior celeridade. Também haverá redução da sobrecarga de demandas nas 13 Secretarias do TJMT, o que facilitará o cumprimento do acordo entre o TJMT e o CNJ pela digitalização de todos os processos físicos. (Clique aqui para acessar o DOE de segunda-feira, 7 de janeiro, página 8).
 
“Estamos nos empenhando para agilizar todos os procedimentos para o início das atividades da Secretaria da Vice-Presidência. Tentaremos ao máximo colocá-la em funcionamento ainda nesta gestão. Caso não consigamos, como desenvolvemos o trabalho em parceria com a Comissão de Transição tudo estará pronto para a gestão seguinte que se inicia em março”, destacou o vice-presidente, desembargador Juvenal Pereira da Silva.
 
Ele ainda disse que a conquista se deve também aos grandes esforços de gestões anteriores da Vice-Presidência do TJMT. “A nova Secretaria será um marco e devemos agradecer também ao empenho de gestões anteriores, como dos desembargadores Rubens de Oliveira Santos Filho e Paulo da Cunha, que exerceram o cargo e envidaram esforços para a concretização deste avanço, já que houve a necessidade de vários estudos desenvolvidos ao longo dos anos”, frisou o atual vice-presidente. A juíza auxiliar da Vice-Presidência, Edleuza Zorgetti Monteiro da Silva reforçou que partes e advogados poderão efetuar a pesquisa em um único lugar, como outro grande benefício propiciado pela nova estrutura.    
 
O vice-presidente também elencou casos como os da Quarta, Quinta e Sexta Secretarias do TJMT, que juntas têm 30 escaninhos só com processos sobrestados. A diretora da Primeira Secretaria Civil do TJMT, Rosemeire Pincerato explicou que a mudança reverterá em benefícios aos jurisdicionados. “Somente aqui na Primeira Civil temos vários escaninhos que serão liberados. Isso representará espaço físico, melhor qualidade dos servidores e, por outro lado os processos da Vice são trabalhosos e destiná-los a uma Secretaria Especial refletirá positivamente a todos”, exaltou a diretora, mostrando centenas de processos que aguardam posicionamento de Tribunais Superiores.
 
Atual situação
 
Atualmente as 13 Secretarias do TJMT reúnem cerca de cinco mil processos suspensos enquanto aguardam apreciação da Vice-Presidência para saber se seguem ou não para as instâncias superiores do Poder Judiciário, como Superior Tribunal de Justiça (STJ) e Supremo Tribunal Federal (STF). Outros mil processos paradigmas ou repetitivos estão suspensos.
 
Histórico
 
A criação da Secretaria Exclusiva da Vice-Presidência foi aprovada pela unanimidade do Tribunal Pleno, durante sessão extraordinária realizada no dia 25 de outubro, no Plenário I da Casa. O Projeto de Lei foi encaminhado à Assembleia Legislativa para aprovação da lei, que alterou a Lei nº 8.814/2008, que institui o Sistema de Desenvolvimento de Carreiras e Remuneração (SDCR) dos servidores do Poder Judiciário do Estado de Mato Grosso e dá outras providências. A nova lei autorizou a criação dos cargos de diretor de Departamento (PDA-CNE-II) e dois cargos de gestor administrativo 1 (PDA-FC) e extinguiu dois cargos do Departamento de Recursos Humanos e de assessor para assuntos de saúde (médico- PDA-CNE-I), com validade a partir da publicação da lei.
 
 
O atual presidente do TJMT, desembargador Rubens de Oliveira Santos Filho apresentou a primeira proposta ainda em sua gestão como vice-presidente e destacou que os benefícios serão enormes, principalmente se comparados com o pequeno investimento. 
 
Leia matéria correlata:
 
 
 
Fotos: Jocil Serra/Agência Phocus
 
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
(65) 3617-3393/3394