Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

01.10.2013 17:33

Tribunal recebe exposição em marchetaria
Compartilhe
Tamanho do texto:
 
O Tribunal de Justiça de Mato Grosso recebe nesta semana (30/09 a 4/10) a exposição Formas e Belezas do Cerrado na arte da Marchetaria,do artista mato-grossense Djalma Santos. A marchetaria é a arte de fazer desenhos em peças de madeira utilizando a própria madeira ou outro material, transformando a peça em verdadeira obra de arte.
 
Na exibição podem ser encontrados móveis, porta-jóias e quadros ornamentados. As 31 peças expostas estão à venda e podem ser negociadas diretamente com o artista. As peças estão dispostas na entrada principal do Tribunal de Justiça.
 
De acordo com Santos, todo o processo de produção demanda paciência e minúcia, já que a marchetaria é uma arte refinada. Ele trabalha há 21 anos na área e explica que aprendeu o ofício em Poxoréu, cidade natal, com imigrantes italianos. Desde então vem aprimorando o conhecimento.
 
“Apesar de ter aprendido estilo clássico, hoje a tendência é buscar e traduzir a cultura mato-grossense no design e forma das peças. Para isso eu me inspiro na grandiosidade da fauna e flora que o Estado apresenta. Cada peça é única e deve emocionar a pessoa que aprecia”.
 
As obras de arte já foram expostas na Assembleia Legislativa e também no Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso.
 
Keila Maressa
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
(65) 3617-3393/3394