Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

30.04.2014 16:02

Judiciário, 140 anos de história
Compartilhe
Tamanho do texto:
 
 
 
Neste 1º de maio o Poder Judiciário de Mato Grosso completa 140 anos de instalação. São décadas de trabalhos prestados em prol do jurisdicionado, julgando causas ora mais simples, ora mais complexas, mas todas com a mesma destreza, imparcialidade e legalidade. Nossos 30 desembargadores, 230 magistrados e quase 5 mil servidores trabalham com o mesmo objetivo – entregar na mão do cidadão uma resposta aos seus anseios.
 
Uma causa que sempre defendemos desde a criação é busca incessante por mais celeridade na prestação jurisdicional. Sempre queremos mais rapidez nos andamentos dos processos e nas entregas das decisões e, quando uma meta é atingida, outra mais ousada surge. É por isso que até hoje são criados projetos como o Modernizar, o O.R.D.E.M. e o Celeridade Já (2013/2014-CGJ).
 
Também estamos sempre perseguindo a modernização e os resultados são palpáveis. Houve época em que todos os andamentos processuais eram registrados em fichas catalogadas, e quando uma era guardada em lugar errado, era um Deus nos acuda. Podia demorar mais de dias para encontrar um processo. Desde 2005, o Judiciário vem investindo em programas e máquinas novas a fim de acompanhar a voraz mudança tecnológica.
 
O resultado é que faz algum tempo que temos um moderno parque tecnológico interligando todas as comarcas, dando acesso às informações dos processos para qualquer pessoa e em qualquer parte do mundo. Hoje um juiz pode exarar uma sentença de onde ele estiver sem precisar estar sentado na sala de audiências.
 
A Justiça progride não se pode negar! Hoje somos uma instituição com certificado ISO 9001:2008 nos processos de seis áreas, demonstrando que temos um sistema de qualidade de processos mapeado, padronizado e organizado. E ainda queremos mais. Além de trabalhar para manter esta certificação, nossa equipe trabalha para em um futuro breve expandir esta certificação.
 
Outras duas palavras de ordem defendidas pela Instituição são: eficiência e a eficácia. A primeira define a forma como trabalhamos e a última como é entregue o nosso trabalho. Para isso, investimos fortemente em treinamento, pós-graduações e MBA para servidores e magistrados.
 
Afinal, todos nós formamos o Poder Judiciário, desembargadores, juízes, servidores, advogados, Ministério Público, Defensoria Pública e jurisdicionados.
 
Por isso e por tudo o mais que não coube neste texto, Parabéns Judiciário!
 
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
(65) 3617-3393/3394