Enquete

  01) Conheço

  02) Conheço e já estou utilizando

  03) Gostaria de obter mais informações

Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

Notícias

29.05.2014 17:21

TJ inaugura galeria de fotos de vice-presidentes
Compartilhe
Tamanho do texto:
Como parte da programação em comemoração aos 140 anos do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, o desembargador Márcio Vidal inaugurou na tarde desta quinta-feira (29) a Galeria de Fotos dos vice-presidentes do Poder Judiciário. A solenidade reuniu diversos desembargadores que já ocuparam o posto e que hoje foram homenageados com o espaço.
 
O magistrado destaca que a galeria é um resgate histórico. “Para ser um bom filho é preciso conhecer a história dos pais e o mesmo vale para a nossa área”, afirma. Segundo Vidal, relembrar a atuação dos antigos vice-presidentes é uma forma de aprendizagem. “Observando o que foi feito e o que deixou de se fazer, os acertos e desacertos, é que aprendemos e evoluímos”, ressalta.
 
Um dos homenageados, o desembargador aposentado Mauro José Pereira, também interpreta a inauguração da galeria como uma forma de preservar a história do TJ mato-grossense. “Ao mesmo tempo, deixa uma marca indelével no coração de todos os magistrados nessa comemoração de 140 anos de luta pela preservação do bem estar de todos e a afirmação da Justiça”, observa.
 
A viúva do desembargador Carlos Avallone, Ida Festa Avallone, ficou emocionada com a homenagem ao esposo, que foi vice-presidente do TJ na década de 80. “Hoje revivi toda a passagem do trabalho de meu marido neste Tribunal e estou muito agradecida”, disse.
 
O cargo – De acordo com Márcio Vidal, o cargo de vice-presidente foi criado juntamente com a estrutura organizacional dos tribunais de justiça brasileiros e hoje tem a missão de fazer o juízo de admissibilidade de processos com recursos especiais e extraordinários para as instâncias superiores, ou seja, Superior Tribunal de Justiça (STJ) e Supremo Tribunal Federal (STF).
 
No TJ de Mato Grosso as competências incumbidas à ocupação vão além, devido à criação da Secretaria Judicial da Vice-Presidência. O departamento tem a finalidade de padronizar o processamento dos recursos encaminhados ao STJ e STF. Antes, o serviço era feito por 13 secretarias e agora todo o trabalho está centralizado apenas em uma, dando mais agilidade aos trâmites jurídicos e administrativos.
 
Camila Cecílio/Adilson Cunha
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
(65) 3617-3393/3394