Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

29.05.2014 18:54

Selo registra história dos 140 anos do Judiciário
Compartilhe
Tamanho do texto:
A história dos 140 anos do Poder Judiciário de Mato Grosso ficará registrada a partir de hoje no selo e no carimbo comemorativo emitido pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, lançados na tarde desta quinta-feira (29 de maio) no Tribunal de Justiça de Mato Grosso.
 
O selo será usado em todas as correspondências emitidas pelo Poder Judiciário que irão circular pelo Estado, pelo Brasil e pelo mundo. Já o carimbo ficará na agência central dos Correios – na Praça da República - e será utilizado pelo período de 30 dias, depois será encaminhado para Brasília, onde será guardado no museu dos Correios.
 
“O selo representa a história dos 140 anos do judiciário no Estado de Mato Grosso. Evidentemente que avançamos muito, mas ainda estamos em busca de melhorias, estamos trabalhando para construir um judiciário melhor para a sociedade”, destacou o presidente do TJMT, Orlando Perri.
 
Para o presidente, o Poder Judiciário tem muito a comemorar. “O judiciário de hoje não se compara ao de ontem, nem preciso me reportar a 1874, quando se instalou o Tribunal de Relações no Estado de Mato Grosso, me refiro a 10, 15 anos atrás, quando ainda não se imaginava o que temos hoje. Estamos mais modernos, avançamos em comunicação, tecnologia, capacitação, mas ainda tem muito a fazer, especialmente na questão de gestão de processos, nós administramos ainda mal, precisamos aproveitar melhor o potencial humano que temos de magistrados e servidores, para isso estamos capacitando aqueles que operam o Direito no Estado.”
 
O diretor-regional adjunto dos Correios de Mato Grosso, Antônio Leocadio da Rosa, fez a obliteração do selo personalizado, que foi entregue a várias autoridades que vieram prestigiar o evento. “Todo lançamento de selo, com carimbo comemorativo é uma marca para a instituição, é um marco que vai ficar registrado na história do Estado de Mato Grosso e do próprio Tribunal de Justiça e o Correio dá a sua contribuição com esse lançamento”, frisou.
 
A criação do selo ficou sob a responsabilidade do diretor do Departamento Gráfico do Tribunal de Justiça, Anderson Augusto, que em um primeiro momento fez três modelos, que foram encaminhados para a comissão dos 140 anos de fundação do Poder Judiciário, que escolheu a que representava melhor a história da Justiça em Mato Grosso. “Procurei trabalhar em cima dos elementos que representam o judiciário, com alguns toques da cultura local”, explicou Anderson.
 
Na cerimônia comemorativa foi apresentado um vídeo institucional de 25 minutos que contou um pouco da história do judiciário no Estado, desde a sua fundação, em 1º de maio de 1874, até os dias atuais. Uma benção ecumênica, reunindo representantes da Federação Espírita, igrejas evangélica e católica, foi realizada. Todos foram unânimes em dizer que para haver paz e democracia é preciso primeiramente haver Justiça.
 
 
Janã Pinheiro
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
(65) 3617-3393/3394