Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

30.10.2014 09:47

TJ inaugura Centro Judiciário de Alta Floresta
Compartilhe
Tamanho do texto:
O Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos do Tribunal de Justiça de Mato Grosso inaugura nesta quinta-feira (30), a partir das 10h30, o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania na Comarca de Alta Floresta (803 km ao norte de Cuiabá). A solenidade ocorrerá no prédio do Fórum do município.
 
O coordenador da unidade judiciária, juiz Wendell Karielli Guedes Simplício, conta que a iniciativa está sendo bem recebida na cidade e que as expectativas são positivas, especialmente porque há empenho por parte do Judiciário em instalar os centros judiciários em todo o Estado. “Temos todas as expectativas para essa inauguração porque vamos contribuir para a solução de conflitos”, comenta.
 
De acordo com o magistrado, cerca de 30 conciliadores e mediadores foram treinados para atuar no Centro Judiciário, que funcionará em uma sala no prédio do Fórum. A equipe está capacitada para atender conflitos de diversas naturezas com o objetivo de promover a conciliação entre as partes.
 
Para ele, o centro fará diferença na rotina da Justiça local principalmente porque vai desafogar outras unidades judiciárias e alcançar soluções mais simples e céleres por meio do diálogo. “Será um desafio plantar a cultura da conciliação, é uma nova ideia e a situação atual mostra que o Judiciário está abarrotado de processos. Então, neste sentido, a conciliação e a mediação são ótimas alternativas”, afirma o juiz.
 
Centros Judiciários – Os Centros Judiciários estão subordinados ao Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, que tem como presidente a desembargadora Clarice Claudino da Silva e o juiz Hildebrando Costa Marques como coordenador.
 
Até o final da gestão do presidente Orlando Perri, a Justiça mato-grossense contará com 33 Centros Judiciários instalados nas comarcas do Estado (incluindo Cuiabá), além da Central de Segundo Grau que funciona no Tribunal de Justiça.
 
 
Camila Cecílio
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
(65) 3617-3393/3394