Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

13.02.2015 16:16

Judiciário de MT divulga ações pela Paz em Casa
Compartilhe
Tamanho do texto:
A campanha nacional Justiça pela Paz em Casa está a todo vapor em Mato Grosso. À frente da iniciativa no Estado, a Corregedoria-Geral de Justiça (CGJ) está planejando dezenas de ações tanto para a semana de 9 a 13 de março quanto para o decorrer do ano. “Há um interesse por parte dos Tribunais de Justiça de todo o país para que a campanha se estenda”, revela a desembargadora Maria Aparecida Ribeiro, que coordena os trabalhos no Estado.
 
As principais atividades já definidas para Mato Grosso são:
 
• Priorizar julgamento de casos de violência doméstica nas varas criminais, juizados especializados e Tribunais do Júri;
• Realizar audiências de instrução nos crimes dolosos contra a vida;
• Otimizar o uso de tornozeleiras eletrônicas com botão do pânico em agressores e vítimas, respectivamente;
• Promover palestras de conscientização;
• Melhorar o atendimento nas delegacias;
• Ampliar o número de varas de combate à violência contra a mulher.
 
De acordo com Maria Aparecida, o diferencial dessa campanha é a abordagem do tema. “Falamos em paz, e não em violência. Evitamos focar na punição, pois queremos promover a paz, resgatar a paz nas famílias. Isso certamente vai nos trazer uma reflexão maior sobre o que precisamos fazer para melhorar essa realidade”, enfatiza. A desembargadora acrescenta ainda que essa visão mais humana do problema é o que mais tem motivado o judiciário. “A ministra Carmen Lúcia Antunes Rocha, vice-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), plantou uma semente que está germinando cada dia mais”, finaliza.
 
 
Ana Luiza Anache
Assessoria de Comunicação CGJ-MT
corregedoria.comunicacao@tjmt.jus.br
(65) 3617-3571/3777