Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

27.02.2015 09:19

Projeto doa roupas e cobertores a ribeirinhos
Compartilhe
Tamanho do texto:
São 14 horas e o sol está a pino na comunidade de Estirão Cumprido, Pantanal mato-grossense. Às margens do Rio Cuiabá um fila de crianças, jovens, adultos e idosos espera ansiosamente a chegada das chalanas do Projeto Ribeirinho Cidadão, que durante 10 dias está levando uma série de serviços à população ribeirinha que mora entre os municípios de Barão de Melgaço e Poconé.
 
Em meio aos moradores, na barranca do rio, os irmãos Adriano Roberto de Jesus da Silva, oito anos, e Samira Carolina de Jesus da Silva, seis anos, acompanham atentos a chegada das caixas abarrotadas de roupas novas que serão distribuídas na comunidade.
 
Ali mesmo, na frente da escola, um círculo de ribeirinhos se forma e as peças começam a ser entregues. Adriano e Samira são um dos primeiros a receber. Os dois ganharam camisetas e bermudas, além de pares de meias. O sorriso invade o rosto das crianças.
 
“Eu gostei muito das roupas. Ganhei uma calça comprida azul, minha cor preferida. Aqui na beira do rio é frio, vou usar muito”, diz Adriano, que ficou feliz por ter ganhado também meias para levar para o ‘papai’. “Ele está ali na fila, junto ‘cum’ mamãe, esperando consulta”, conta Adriano, evidenciando o sotaque ribeirinho.
 
As roupas foram doadas pela Receita Federal e são oriundas de apreensões, por descaminho. Ao todo foram doadas uma tonelada de cobertores e mais de cinco mil peças de roupas.
 
A pescadora Agda Aparecida da Silva Lima, 35 anos, mãe de três filhos, aproveitou a oportunidade para conseguir roupas para ela e as crianças. Com uma sacola cheia ela diz que foi um presente maravilhoso. “Nossa, estas roupas vão ajudar a minha família. Se eu fosse comprar tudo isso eu gastaria pelo menos mil reais. Para nós é muito dinheiro. Às vezes pescamos a semana inteira para ganhar R$ 400,00, não tem como gastar um dinheiro deste com roupas”, afirma.
 
Ana Rosa Silva Lima, 29 anos, também ficou feliz com as doações, principalmente de cobertores. “Aqui na beira do rio é muito frio, principalmente à noite. Se tivesse que comprar um cobertor deste na cidade gastaria pelo menos uns R$ 100,00. Aqui não gastei nada”, comemora.
 
Atendimentos – Durante o projeto, os ribeirinhos têm uma série de atendimentos, tanto na área jurídica, quanto social e médica. Tudo é oferecido sem nenhum custo. O Ribeirinho Cidadão visitará 26 comunidades ao longo do rio Cuiabá, no trecho entre Barão de Melgaço e Poconé, até o dia 28 de fevereiro. Entre os dias 2 e 6 de março acontece a parte terrestre do projeto.
 
 
Texto e fotos: Janã Pinheiro
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
(65) 3617-3394/3409