Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

27.03.2015 18:54

68º Encoge reitera apoio às audiências de custódia
Compartilhe
Tamanho do texto:
 
O Colégio de Corregedores de Justiça do Brasil concluiu, na tarde desta sexta-feira (27 de março), os trabalhos de mais uma edição do Encoge e editou a Carta de Teresina, que traz importantes deliberações. Com o tema “Gestão da Informação: garantia da celeridade e efetividade”, o 68º Encoge foi realizado desde a última quarta-feira (25 de março), no Hotel Metropolitan, em Teresina (PI). Mato Grosso foi representado no encontro pela corregedora-geral da Justiça, desembargadora Maria Erotides Kneip, e pelo juiz auxiliar da CGJ Antonio Veloso Peleja.
 
Os encaminhamentos, debatidos e aprovados pelo colegiado, foram apresentados pela presidente do Colégio, desembargadora Nelma Sarney (TJMA). A primeira proposta foi manifestar apoio às audiências de custódia como política pública de controle do ingresso de presos no sistema carcerário e como forma de garantir os direitos constitucionais do preso.
 
Os corregedores também manifestaram apoio à proposta da Associação dos Magistrados do Brasil (AMB) que busca a criação, pelos Tribunais de Justiça, de Centros de Inteligência e Monitoramento de demandas judiciais de massa, como medida para desafogar o Judiciário.
 
A entidade reiterou a preocupação aos tribunais superiores quanto à demora do julgamento das ações suspensas, em decorrência de recursos repetitivos e também criou um grupo de magistrados para analisar o impacto do Código de Processo Civil na gestão da prestação jurisdicional, encaminhando o resultado ao CNJ para eventual modificação legislativa.
 
Clique aqui e confira a Carta de Teresina na íntegra.

 
Assessoria de Comunicação CGJ-MT (Com informações da Assessoria de Comunicação do Colégio de Corregedores do Brasil)
corregedoria.comunicacao@tjmt.jus.br
(65) 3617-3571/3777