Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

24.04.2015 18:33

Magistrados participam de visita técnica
Compartilhe
Tamanho do texto:
Um dia fora dos gabinetes, fora da rotina, conhecendo um universo que antes só era sabido pelos livros, meios de comunicação ou pelos papeis por meio dos processos. Assim foi a visita técnica que os magistrados do Tribunal de Justiça fizeram nesta sexta-feira (24 de abril) a fazendas do grupo Bom Futuro na região de Campo Verde (131 km ao sul de Cuiabá).
 
A ação, acompanhada também por empresários do agronegócio, faz parte da programação do Seminário Internacional de Integração do Agronegócio com o Sistema Judicial, realizado pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso e pela Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato).
 
Os desembargadores e juízes conheceram toda a estrutura de logística, desde o carregamento de grãos bem como todas as questões voltadas para cultivo de grãos, algodão, piscicultura, equipamentos de alta tecnologia, bem como de reflorestamento. O objetivo foi conhecer in loco como funcionam essas questões voltadas ao agronegócio e auxiliar os magistrados a ir além do conhecimento descrito nos processos para embasar suas decisões.
 
O desembargador Márcio Vidal definiu como fantástica a visita técnica. Para ele, é de suma importância conhecer como o agronegócio funciona e buscar esse conhecimento na prática. “Aqui nós tivemos uma grata surpresa porque nunca pensei que Mato Grosso estivesse na vanguarda. Temos que ter orgulho em saber que existem pessoas empenhadas e que o trabalho dessas pessoas está rente a realidade do mundo na preservação do meio ambiente, na observância das leis trabalhistas, na questão social, no bem-estar dos trabalhadores”, destacou.
 
O presidente da Famato, Rui Prado, definiu a terra como tudo e justificou que é dela que sai o fruto e é de onde se produz, gerando renda e emprego. “O Estado de Mato Grosso tem uma vocação muito grande pra agropecuária e para nós é um orgulho produzirmos nessa terra”.
 
Prado discorreu sobre a economia mato-grossense e destacou que o estado é protagonista na produção de alimentos. “Por isso queremos produzir cada vez mais com sustentabilidade, respeitando o meio ambiente e as questões sociais para que todos nós possamos ter oportunidade de progresso. E é muito importante os magistrados conhecerem tudo isso de perto. Esse é o exemplo do que dá para se fazer em Mato Grosso de forma produtiva e gerando emprego e renda”.
 
Já a desembargadora Marilsen Andrade Addario, que participou da visita técnica, agradeceu a oportunidade e disse que boa parte dos magistrados só viu a agricultura nos livros e nas leis. Para ela, esta visita serviu para aperfeiçoar seus conhecimentos, aprendendo mais, ouvindo, vendo e sentindo o que é, na realidade, o agronegócio. “Temos que estar sempre abertos a aprendizados porque sempre temos muito a aprender, muito que conhecer. Sair dos gabinetes e vir a campo é uma experiência fantástica. A magistratura precisa sair da sua sala e ouvir todos os lados”.
 
A desembargadora Maria Aparecida Ribeiro falou que sair dos gabinetes e conhecer esses avanços tecnológicos é muito importante para que se conheça realmente o que é o trabalho do agricultor e como realmente funciona a agricultura. “Ver uma coisa no papel, nos livros, é diferente de ver a realidade no dia a dia do produtor rural. Visitas como essa são muito importantes. Se nós pudéssemos fazer em várias outras áreas seria o ideal para o nosso enriquecimento jurídico e mesmo prático”, sugeriu.
 
Para o empresário Eraí Maggi, um dos proprietários do Grupo Bom Futuro, esses encontros têm que ter continuidade. Ele avaliou que essa visita feita tanto pelo judiciário como pelo setor do agronegócio é uma conquista muito grande dos órgãos envolvidos. “É importante para eles entenderem um pouco o lado de cá, o lado do campo, porque no gabinete eles podem não entender a prática. Esse Seminário é fabuloso, um marco”.
 
O vice-governador de Mato Grosso, Carlos Fávaro, parabenizou a iniciativa do setor produtivo e também do Tribunal de Justiça em querer sair de dentro dos gabinetes e conhecer a realidade de Mato Grosso. “Isso faz com que as decisões dos magistrados sejam muito mais bem fundamentadas. É um processo fundamental e o Governo do Estado estará sempre apoiando esse tipo de iniciativa”, parabenizou.
 
Leia matérias já publicadas sobre o assunto:
 
Conhecimento é foco de seminário internacional
 
Magistrada lança projeto de Mediação em Seminário
 
Mailson da Nóbrega faz um panorama da economia
 
Seminário visa integrar magistrados e produtores
 
 
Coordenadoria de Comunicação do TJMT | Fotos: Josi Pettengill
imprensa@tjmt.jus.br
(65) 3617-3394/3409