Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

27.04.2015 10:14

Judiciário retoma ‘Caravanas da Saúde’
Compartilhe
Tamanho do texto:
O Poder Judiciário de Mato Grosso retoma nesta segunda-feira (27 de abril) o projeto ‘Caravanas da Saúde’ ao visitar as comarcas de Sapezal (480 km a noroeste de Cuiabá) e Campo Novo dos Parecis (396km a noroeste da Capital). Estas serão a 32ª e 33ª edição do evento. O projeto percorre as comarcas do interior para levar orientações sobre saúde em geral e levantar o perfil da saúde dos servidores da Justiça.
 
A equipe multiprofissional do Tribunal de Justiça, formada por enfermeiras, nutricionista, dentista e médico, chegará a Sapezal na tarde de hoje. Em torno das 13h será aplicado um teste psicossocial, conhecido como PI, e a partir das 19h será realizada uma apresentação do projeto e uma palestra sobre saúde. Temas como diabetes, síndrome metabólica e pressão alta serão abordados. Estão convidados todos os servidores, magistrados, estagiários e terceirizados da unidade judiciária.
 
Amanhã (28 de abril), os servidores da Comarca de Sapezal devem estar em jejum para a coleta de sangue que vai possibilitar análise da glicemia, colesterol e triglicerídeos. Os servidores também deverão aferir a pressão, verificar peso, altura e circunferência abdominal para o cálculo do IMC. O índice de massa corporal mostra se a pessoa está dentro ou acima do seu peso ideal. No final da tarde do mesmo dia, a caravana chega a Campo Novo do Parecis e segue o mesmo cronograma, que será encerrado na quarta-feira (29 de abril).
 
Além das orientações gerais e exames, o programa também oferece atendimentos individualizados para os servidores tirarem suas dúvidas. Dias depois da visita in loco, os profissionais vão mandar aos servidores os resultados dos exames e uma carta com as recomendações médicas e, se necessário, o encaminhamento para tratamento por especialista.
 
Para a responsável pela Caravana da Saúde, nutricionista Anna Christina Preuss, o programa tem salvado vidas, pois diversos servidores descobriram problemas sérios de saúde que não tinham sequer noção da existência. Anna Christina explica que isso acontece porque há enfermidades que são silenciosas e quando os primeiros sintomas aparecem o estágio da doença já pode estar muito avançado. Um exemplo é a diabetes.
 
 
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tj.mt.gov.br
(65) 3617-3393/3394