Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

22.05.2015 16:29

Tijucal recebe mutirão da Justiça Comunitária
Compartilhe
Tamanho do texto:
Os moradores do Tijucal e região receberão o mutirão da Justiça Comunitária neste sábado (23 de maio), das 8h às  16h. A ação será realizada na Escola Estevão Alves Corrêa e levará à população diversos serviços, como orientação jurídica e mediação.
 
Além dos serviços da Justiça Comunitária, os moradores contarão com atendimento médico, prestado pela equipe do programa Bem Viver, e outros parceiros, todos gratuitos. No local serão ofertadas oficinas de costura, cartoon e conversação em Língua Inglesa, além de ações das equipes da Defensoria Pública, Rede Cidadã, CEMulher e Unijuris.
 
A população poderá conferir, também, palestra com o jornalista e radialista Davi de Paula sobre a influência das redes sociais na vida dos adolescentes, e, logo após, palestra com representante da Coordenadoria Estadual de Políticas sobre Drogas de Mato Grosso (COESD).
 
O atendimento, tanto médico quanto da Justiça Comunitária, será feito por ordem de chegada. Primeiramente, a população passará por uma triagem, realizada pelos agentes comunitários. Depois, receberão uma senha, e serão atendidos de acordo com a especificação de cada atendimento.
 
A gestora da Justiça Comunitária, Tatiane Guerra, explica que esses mutirões são importantes para aproximar o Poder Judiciário da sociedade. “Demonstra a preocupação do Judiciário com o social e a necessidade de estar mais próximo da sociedade. É também uma grande oportunidade para a população ter conhecimento dos serviços prestados pelo Judiciário, porque a população, em sua maioria, ainda não tem o conhecimento das ações da Justiça Comunitária”.
 
Este ano, os mutirões serão realizados mensalmente. Tatiane explica que esta foi uma decisão do juiz José Antonio Bezerra Filho, coordenador do projeto Justiça Comunitária, para proporcionar o maior alcance da população à Justiça.
 
Para este mutirão, cerca de 50 agentes comunitários estarão disponíveis, prestando atendimento, auxiliando com orientação e direcionamento jurídico e mediação. Este será o primeiro mutirão dos agentes capacitados no início do ano.
 
A Escola Estevão Alves Corrêa está localizada na Rua 230, n. 51, setor 2.
 
Justiça Comunitária – O programa leva a Justiça mais próxima de quem mais precisa e conta com trabalhos voluntários de pessoas atuantes em suas comunidades, que doam parte de seu tempo e se dispõem a atuar como agentes comunitários da Justiça, prestando assistência gratuita aos mais necessitados e humildes. Essas pessoas fornecem informações sobre cidadania, direitos e deveres, fazem visitas domiciliares, encaminhamentos e acompanhamentos e às vezes até conciliam conflitos.
 
O objetivo é resolver acordos de forma extrajudicial, para evitar que um conflito pequeno e que pode ser resolvido sem a necessidade de processo, chegue à Justiça.
 
A Justiça Comunitária pode ser procurada como um primeiro atendimento, até mesmo quando se trata de grandes problemas, como bullying e abusos. É, também, um centro de mediação e realiza acordos, como, por exemplo, de pensão, divórcio e conflitos entre vizinhos.
 
 
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
(65) 3617-3393/3394/3409