Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

31.07.2015 09:04

Rondonópolis instala Centro Judiciário no dia 12
Compartilhe
Tamanho do texto:
Situado a 214 km de Cuiabá, o Fórum de Rondonópolis vai inaugurar no dia 12 de agosto, a partir das 16h, o primeiro Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania da comarca. A unidade será instalada nas dependências do Fórum e contará com recepção, duas salas de conciliação e mediação, e 29 conciliadores capacitados.
 
Quem assume a coordenação da unidade será a juíza Cláudia Beatriz Schmidt. Para ela, o que muda com a instalação do novo Cejusc é que agora as sessões de conciliação e mediação poderão ser realizadas ainda na fase pré-processual. “Antes, as conciliações e mediações eram feitas durante as audiências, quando os processos já estavam judicializados. Agora vamos poder solucionar os conflitos mais cedo, diminuindo os transtornos para as partes e o acúmulo de processos para o Judiciário”, destaca a juíza.
 
Sebastião José de Queiroz Júnior foi removido do Cejusc da Comarca de Peixoto de Azevedo para auxiliar na instalação do Centro Judiciário de Rondonópolis. Ele acredita que o maior desafio do novo Cejusc será quebrar o paradigma das pessoas em relação à cultura da judicialização para uma cultura de pacificação social.
 
“Acredito que aos poucos as pessoas vão compreender os benefícios dos métodos alternativos de solução de conflitos. Além das sessões de conciliação e mediação, também vamos prestar orientações sobre cidadania para aqueles que necessitarem. E, futuramente, quem sabe promover parcerias junto a outros órgãos”, observou o gestor judicial.
 
A instalação do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania atende à Resolução nº 125 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que institui que os órgãos judiciários ofereçam mecanismos de soluções de conflitos, em especial os chamados meios consensuais, como a mediação e a conciliação, com a finalidade de prestar atendimento e orientação aos cidadãos.
 
Doações - Na quarta-feira (29 de julho), integrantes do Cejusc entregaram ao Lar dos Idosos de Rondonópolis 36 pacotes de fraldas geriátricas. A entrega foi realizada diretamente na entidade através de uma equipe de conciliadores/mediadores formada recentemente e que atuarão no Cejusc, juntamente com a juíza Cláudia Schmidt. Eles aproveitaram a oportunidade para visitar os idosos.
 
Os pacotes foram arrecadados durante a realização do Curso de Capacitação em Técnicas de Mediação Judicial, oferecido nos moldes da Resolução nº 125/2010 – CNJ, promovido pelo Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos do TJMT. “O movimento da conciliação e mediação busca a pacificação e o bem-estar social e aproveitamos a oportunidade para arrecadarmos as fraldas e exercitarmos a solidariedade”, frisou Cláudia.
 
A direção do Lar dos Idosos agradeceu a doação e lembrou que as fraldas representam uma necessidade básica e atenderão todos os idosos que delas necessitam. “A iniciativa foi excelente. Estamos muito felizes e a doação é muito bem-vinda. As fraldas são muito importantes, pois teve época que não tínhamos em estoque, muito menos verba para adquiri-las, sendo que a única alternativa que nos restou foi a de comprar a prazo e bem mais caro”, conta Josemar Ribeiro Oliveira, diretor da entidade.
  
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
(65) 3617-3393/3394/3409