Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

14.09.2015 17:31

Mutirão leva serviços ao bairro Altos da Glória
Compartilhe
Tamanho do texto:
Nem o frio que chegou à Capital no último sábado (12 de setembro) intimidou a população do bairro Altos da Glória e região a comparecer à quinta edição de 2015 do Mutirão da Justiça Comunitária, realizado na durante toda a manhã na Escola Municipal Professora Maria Guedes. A ação é uma parceria entre o Tribunal de Justiça de Mato Grosso, Estado, Município de Cuiabá e diversas instituições que levam mais de 54 serviços à população carente. Das 8h às 13h foram registrados 4.026 atendimentos.
 
Segundo o coordenador estadual da Justiça Comunitária, juiz José Antonio Bezerra Filho, o objetivo é levar acesso à Justiça, além de cidadania e respeito ao cidadão. “Essa é uma grande missão que nos foi confiada pelo Tribunal de Justiça, na pessoa do presidente, desembargador Paulo da Cunha, e com todos esses grandes parceiros, cada qual na sua devida responsabilidade, quem ganha é a sociedade”, afirmou.
 
O magistrado explicou que está sendo dada prioridade à escolha de lugares mais afastados para a realização dos mutirões justamente porque nesses lugares a população não tem acesso a muitos dos serviços que são levados para os mutirões. “Isso é o que tem dignificado a ação e fortalecido os laços entre os parceiros. É uma grande rede de responsabilidade”, acrescentou.
 
Como foi o caso de Ana Cláudia Alves de Arruda, de 28 anos, que chegou cedo à escola. Ela foi com os três filhos para utilizar os serviços de dentista, confecção de segunda via de sua identidade e dar início ao processo de separação conjugal. Ela diz que foi importante a ida da Justiça Comunitária até o bairro, já que para ela, com três filhos, é difícil sair de casa, principalmente pela distância. “Trouxe meus três filhos para consultar com o dentista, vou pedir a segunda via do meu RG e vou ver o que mais conseguirei para eles. É muito bom saber que tem alguém que olha por nós”, disse.
 
Edivânia Rodrigues, de 29 anos, foi até o mutirão para dar entrada no pedido de pensão para os quatro filhos. “Da minha casa até o centro o ônibus só passa de duas em duas horas e aqui ficou muito mais fácil. Eles explicaram tudo certinho e saio daqui muito satisfeita de conseguir resolver o que eu precisava”.
 
Em meio a tantos serviços oferecidos, a família de Florisel Pinto de Lima estava presente no mutirão. A mulher dele, Larissa da Silva, e os dois filhos do casal o acompanharam para, primeiro, oficializarem a união estável entre o casal. Eles, que estão juntos há cinco anos, resolveram aproveitar o serviço oferecido pelo Judiciário ali na comunidade e também concretizaram uma vontade de ambos. “Queremos dar uma referência para as crianças e vamos oficializar nossa união. Tem muitos serviços aqui e vamos aproveitar para ver o que mais poderemos fazer”, disse.
 
Para o presidente da Associação dos Moradores do Bairro Altos da Glória, José Francisco Rodrigues, a ação é de suma importância pela carência que tem a comunidade, pela distância do Centro da cidade e pela falta de infraestrutura do bairro. “Nós agradecemos porque precisamos do mutirão. A comunidade é carente da falta de informação e aqui hoje no mutirão recebemos vários serviços que são muito importantes, principalmente o juiz aqui na comunidade, participando e vendo a real necessidade. A comunidade esperava por essa ação. Estamos muito satisfeitos e agradecidos com esses serviços trazidos aqui com o empenho do juiz José Antonio Bezerra”, destacou.
 
Já a coordenadora da Escola, Marilene Rodrigues, salienta que essa é uma ação necessária para a comunidade, principalmente por seu papel social. “Ficamos felizes de poder acolher o mutirão na sede da nossa escola. Essa é uma ação importante principalmente pela proximidade que as pessoas têm que ter do Judiciário. E a presença do juiz aqui é ótima. A gente vê o quanto ele está envolvido e percebemos a humanidade da parte dele”, disse.
 
História de vida - Rosemeire Ferreira de Oliveira compareceu ao mutirão para ver como é essa experiência dos agentes comunitários do TJMT. Ela conheceu o juiz José Antonio em agosto de 2012, durante uma audiência de conciliação de pensão alimentícia. O caso era muito difícil e ela conta que graças ao magistrado hoje ela quer ajudar as pessoas de alguma forma, assim como o juiz a ajudou. Hoje Rosimeire é missionária e auxilia famílias com dependentes químicos. “Lá em 2012 o juiz Antonio Bezerra me estendeu a mão, ajudou a resolver um problema tão delicado. Fiquei maravilhada com ele, com a sensibilidade que ele teve de perceber tudo o que estava acontecendo. Deus prepara as coisas certas e naquele dia Ele colocou esse juiz na minha frente. Me sentia derrotada e o juiz me elevou. Foi um momento de libertação e hoje vim ao mutirão para ajudar de alguma forma”, contou.
 
Agentes comunitários – Segundo o juiz, essa é uma grande missão da Coordenadoria da Justiça Comunitária, sob a gestão da servidora Tatiane Guerra. Os agentes são multiplicadores e capacitadores de serviços. Eles visam pacificar conflitos que são trazidos até a Justiça Comunitária. “Com isso nós conseguimos fazer uma grande ação dentro do Tribunal de Justiça, que também é unir as ações individualizadas que temos, como o Bem Viver, Comissão Estadual Judiciária de Adoção (Ceja), Coordenadoria da Infância e Juventude (CIJ). Cada um desses setores tem uma ação e buscamos o trabalho em conjunto. Hoje todos trabalham em sintonia em busca de um objetivo maior, que é atender a população mais carente”, salientou.
 
As crianças puderam ainda brincar com o jogo Rebojando, do Juvam, e conferir a biblioteca itinerante de Clóvis Matos, que distribuiu mais de 200 livros no mutirão, levando acesso à leitura à população carente.
 
Foram realizados cortes de cabelo, vacinação, orientações jurídicas, sessões de conciliação e mediação, palestras e oficinas, além de serviços para emissão de identidade. Houve também a entrega de mais de mil mudas distribuídas pelo Juizado Volante Ambiental de Cuiabá (Juvam), além da oferta de serviços médicos e odontológicos.
 
Dentre os parceiros estão: Ouvidoria, Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Cemulher), Programa Pai Presente, Programa Bem Viver, Juizado Volante Ambiental, Polícias Militar e Civil, Núcleo de Práticas Jurídicas da Faculdade Unic (Unijuris), Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural, Secretaria Municipal de Educação, Secretarias de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas) e de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), Defensoria Pública, Procon-MT, Secretaria Municipal de Assistência Social, Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), e Igreja Adventista do 7º Dia.
 
Confira AQUI todas as fotos na página oficial do Flickr do Tribunal de Justiça.
 
Saiba mais:
 
Mutirão beneficia população de Livramento
 
Justiça Comunitária estabelece ações de mutirão
 
Coordenador do Justiça Comunitária visita Chapada
 
Guia recebe mutirão da Justiça Comunitária
 
 
Dani Cunha
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
(65) 3617-3393/3394/3409