Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

06.10.2015 17:07

Pontes e Lacerda recebe jovens de projeto social
Compartilhe
Tamanho do texto:
Uma manhã de debates calorosos e lições de cidadania. Assim foi o sábado (3 de outubro) de 35 adolescentes do município de Pontes e Lacerda (448 km a oeste de Cuiabá), que se encontraram com o juiz diretor da Comarca, Leonísio Salles de Abreu Junior, e outras autoridades locais, para conhecer o Judiciário, debater sobre temas polêmicos e aprender sobre cidadania.
 
O encontro com os adolescentes ocorreu no Tribunal do Júri da Comarca. Eles fazem parte do projeto social Bombeiros do Futuro, que tem objetivo de fomentar a cidadania dos pequenos cidadãos, com idade entre 13 e 15 anos. No local, além do magistrado, estiveram presentes o defensor público Ricardo Bosquesi e o delegado de Polícia local, Gilson Silveira. Na ocasião, o juiz entregou às crianças um exemplar da cartilha Cidadania e Justiça, elaborada pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB).
 
A iniciativa foi do próprio juiz Leonísio, que teve a ideia a partir de uma fala da desembargadora Marilsen Andrade Addario durante um encontro realizado na Escola da Magistratura do Poder Judiciário de Mato Grosso (Esmagis). “A desembargadora pediu que os magistrados plantassem a semente do bem e fomentassem valores para as crianças. Ao final da palestra, a procurei e ela me apresentou a cartilha da Associação dos Magistrados Brasileiros”, explica.
 
A cartilha Cidadania e Justiça tem linguagem simples e foi produzida no formato de gibi. De acordo com a AMB, o objetivo é desmistificar o ‘juridiquês’ e levar informações para as crianças sobre vários temas que envolvem o Judiciário.
 
Após conhecer a cartilha, o magistrado teve a ideia de leva-la à comarca. “Eu participei do evento de abertura do projeto do Corpo de Bombeiros e havia disponibilizado um dia de sábado para falar sobre o Judiciário e a Constituição”, comenta o juiz.
 
Segundo o magistrado, o objetivo era despertar o interesse dos jovens quanto à leitura e o desenvolvimento do senso crítico. Apesar da pouca idade dos participantes, o bate-papo foi regado por diversos temas polêmicos e importantes para eles enquanto cidadãos e futuros eleitores, como a corrupção e a crise do governo atual.
 
“Acreditamos que a informação é o primeiro passo para despertar nos jovens a vontade de conhecer melhor os seus direitos e deveres, capacitando-os ao exercício da cidadania e respeito aos princípios e normas de nosso ordenamento jurídico. O Judiciário tem essa missão de fomentar as discussões, e esses jovens serão os responsáveis pela mudança efetiva no país”, pontua o juiz. A ideia é plantar uma semente de honestidade, de deveres familiares e noções de cidadania.
 
Durante o bate-papo, os adolescentes fizeram diversas perguntas às autoridades, algumas relacionadas à bullying, Lei Maria da Penha, alienação parental e relações homoafetivas, temas presentes na Cartilha da Justiça. Depois, fizeram um tour pelo Fórum, onde conheceram os gabinetes, as secretarias e o Centro Judiciário de Soluções de Conflito (Cejusc).
 
Confira a cartilha Cidadania e Justiça AQUI.
 
 
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
(65) 3617-3394/3409