Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

14.10.2015 15:43

Encontro reúne delegados e magistrados no TJMT
Compartilhe
Tamanho do texto:
‘Somos partes dessa grande engrenagem na luta pela paz’ foi o tema do I Encontro entre a Polícia Judiciária Civil e o Poder Judiciário de Mato Grosso realizado nesta quarta-feira (14 de outubro), no espaço Justiça, Cultura e Arte Desembargador Gervásio Leite, na sede do Tribunal de Justiça (TJMT). O evento reuniu cerca de 60 delegados e magistrados com objetivo de discutir ações para melhoria da segurança e promoção da paz social.
 
O delegado Geral Adjunto da Polícia Judiciária Civil, Rogério Modelli, explica que a ideia do encontro surgiu a partir de uma reunião de trabalho entre os delegados e a corregedora-geral da Justiça, desembargadora Maria Erotides Kneip. “Na reunião, mencionamos o bom trabalho desenvolvido quando há integração estre as instituições, especialmente no interior de Mato Grosso, onde delegado, juiz e promotor se conhecem”, conta.
 
Segundo Rogério Modelli, a Polícia Civil sentia falta desse relacionamento mais próximo na Capital. “Foi quando pensamos em fazer um encontro, conversar sobre as nossas instituições e nos integrar para que possamos trazer melhores resultados para a população, realizando melhor o nosso trabalho e trazendo mais segurança para toda a sociedade”, observou.
 
A desembargadora corregedora Maria Erotides destacou a importância da atuação em conjunto. “Nossa preocupação é única: precisamos melhorar a segurança pública do Estado. Para isso, o trabalho em parceria é fundamental. Com o primeiro encontro, vamos estreitar as relações entre os órgãos, e a partir do momento que nos conhecermos melhor passaremos a confiar mais uns nos outros”, afirmou a anfitriã do encontro.
 
A delegada Elaine Fernandes fez uma apresentação motivacional sobre a relevância do tempo na luta pela paz social. “Nós todos somos engrenagens de um mesmo relógio. É preciso haver integração entre todos os atores que cuidam da paz social. É hora de construirmos a paz e para isso nós estamos aqui”, argumentou. No fim, apresentou um vídeo com a música Paz Pela Paz, de Nando Cordel.
 
Para o delegado Rodrigo Azem Buchdid, da Delegacia de Roubos e Furtos de Várzea Grade, o evento foi muito importante. “Precisamos alinhar essa parceria para que o Judiciário também entenda as dificuldades da investigação e a celeridade que a polícia precisa”, ponderou.
 
O encontro reuniu juízes criminais de Cuiabá, Várzea Grande, Poconé, Santo Antônio do Leverger, Chapada dos Guimarães, Nobres e Rosário Oeste. A segunda edição será realizada no dia 4 de novembro, às 8h30, na sede da Diretoria da PJC.
 
Estatísticas criminais - A delegada Alana Cardoso, diretora de Inteligência da PJC, fez uma apresentação da instituição no encontro, enfatizando o negócio, a missão, a visão e os valores da Polícia Civil. Ela mostrou a organização administrativa da polícia, gestão operacional e estatísticas da criminalidade.
 
De acordo com a delegada, o número de homicídios em Cuiabá caiu 27% de janeiro a setembro de 2015 comparado ao mesmo período do ano anterior. O índice de roubo seguido de morte também reduziu, em 15%. Alana Cardoso apresentou ainda estatísticas de furto, roubo de automóvel e motocicleta, furto de automóvel e motocicleta.
 
“Crime se combate com inteligência, assim como a polícia civil tem feito. Queremos uma polícia cada vez mais séria, que trabalha com eficiência para que possamos respaldar as ações policiais”, finalizou a desembargadora Maria Erotides Kneip.
 
 
Ana Luíza Anache
Assessoria de Comunicação CGJ-MT
corregedoria.comunicacao@tjmt.jus.br
(65) 3617-3571/3777