Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

11.03.2016 16:43

Paz em Casa: PJ leva discussão para meio acadêmico
Compartilhe
Tamanho do texto:
Com o objetivo de fomentar a discussão a respeito do combate à violência doméstica e conscientizar os universitários sobre a importância da paz nos lares, o Poder Judiciário de Mato Grosso levou uma ação da Campanha Justiça pela Paz em Casa para os acadêmicos do curso de Direito da Universidade de Cuiabá (Unic), na noite de quinta-feira (10 de abril). Dezenas de alunos participaram das palestras realizadas no auditório da instituição de ensino.
 
O evento foi organizado pelo juiz Jeverson Luiz Quinteiro, da 2ª Vara Especializada de Violência Doméstica e Familiar contra Mulher e professor da Unic, e contou com diversas palestras de mulheres atuantes no Sistema de Justiça. A abertura ficou a cargo da corregedora-geral da Justiça, desembargadora Maria Erotides Kneip, e da líder da campanha e responsável pela Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Cemulher), desembargadora Maria Aparecida Ribeiro.
 
Maria Erotides, que foi professora na Unic durante 15 anos, falou um pouco da atuação como magistrada e como teve o primeiro contato com a violência doméstica. “Eu aprendi que quando uma mulher grita é porque realmente ela está ameaçada”, ressaltou a desembargadora, acrescentando que hoje o Brasil tem a Lei Maria da Penha para proteger as mulheres e que os juízes das varas especializadas fazem um trabalho fundamental para que as mulheres sejam ouvidas.
 
Maria Aparecida falou sobre a experiência como professora durante 13 anos em Rondonópolis, (a 212 km de Cuiabá), relatou o trabalho realizado na vara de família, abordou a dependência afetiva da mulher em relação ao homem e apresentou os resultados das etapas de 2015 da campanha. “Abracei a Justiça pela Paz em Casa a convite da ministra Carmen Lúcia Antunes Rocha. E nesta etapa, priorizamos um trabalho voltado à celeridade da prestação jurisdicional, para que não haja descrédito e descontentamento com o Judiciário”, contou.
 
Segundo a líder da campanha, a Justiça está ao lado da mulher para protegê-la, atuante, com magistrados vocacionados. Mas esse não é um trabalho individual do Judiciário, e sim coletivo. “Espero que vocês, alunos e professores, transmitam em seus lares, nos ambientes de trabalho e entre amigos essa mensagem de paz. A partir do momento em que ela vai se espalhando, ajuda a reduzir os índices alarmantes de violência doméstica”, conclamou.
 
A juíza Ana Cristina Silva Mendes falou sobre ‘Violência Doméstica e suas implicações sociais’ e o juiz Jamilson Haddad Campos abordou temas como audiência de admoestação, tratamento do agressor e ciclo da violência. Também palestraram no evento a defensora pública Rosana dos Santos Leite e a promotora de Justiça Sasenazy Soares Rocha Daufenbach. “As palestras foram muito importantes e nos acrescentaram um conhecimento a mais. Serviram para que refletíssemos sobre essa realidade de violência que é muito grave no nosso país”, analisou Sidney Moraes, aluno do 4º semestre.
  
Leia mais:
 
Paz em Casa: magistrados visitam casas de amparo
 
Paz em Casa: Sinop faz caminhada para mulheres
 
Paz em Casa: etapa 2016 será aberta dia 7 de março
 
 
Ana Luíza Anache
Assessoria de Comunicação CGJ-MT
corregedoria.comunicacao@tjmt.jus.br
(65) 3617-3571/3777