Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

11.04.2016 11:59

Cuiabá sedia III Fonamec nos dias 14 e 15 de abril
Compartilhe
Tamanho do texto:
Cuiabá sedia nesta quinta e sexta-feira (14 e 15 de abril) o III Fórum Nacional da Mediação e Conciliação (Fonamec), no Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT). O fórum tem o objetivo de implementar a mediação e a conciliação nos estados e no Distrito Federal, buscando fomentar a cultura da paz. Ao todo, 240 pedidos de inscrição para participar do evento foram deferidos.
 
No Fonamec são discutidas propostas para a criação e alteração de leis, regulamentos e procedimentos. O Fórum busca ainda o desenvolvimento de sistemas de informação, portais e canais de comunicação. O evento é uma grande oportunidade de magistrados e servidores que atuam com mediação e conciliação aperfeiçoarem a utilização de métodos consensuais de resolução de conflitos por meio de intercâmbio de experiências.
 
“O Fonamec é ainda um espaço importante para melhorarmos a articulação e integração com o Conselho Nacional de Justiça, órgãos de governo e demais entidades de apoio e representação que atuam diretamente no segmento”, explica o presidente do Fórum, juiz Hildebrando da Costa Marques.
 
Criado em 12 de dezembro de 2014, no Encontro Nacional de Núcleos de Conciliação promovido pelo CNJ, o Fonamec já se reuniu por duas vezes, em abril e outubro de 2015, na Escola Paulista da Magistratura, trazendo palestras e painéis de grande interesse, e aprovando 47 enunciados orientativos das atividades dos Nupemecs, Cejuscs, conciliadores e mediadores.
 
O Fonamec será realizado em um momento muito importante para a mediação e a conciliação, com a entrada em vigor da Lei da Mediação, em dezembro de 2015, e do novo Código de Processo Civil, em março de 2016. “Estes temas certamente serão o centro dos debates e, felizmente, encontrarão solo fértil e apropriado para desenvolvimento de ideias, divulgação de boas práticas e esclarecimento das inúmeras dúvidas que vem surgindo e certamente ainda surgirão”, afirma o presidente do Fonamec.
 
Conforme ele, o Fórum abriu oportunidade para todos os tribunais que manifestaram interesse em apresentar seus trabalhos, “tornando este espaço de discussão o mais amplo e democrático possível. Certamente, vamos conhecer muitas novidades, ouvir excelentes palestras e, o melhor de tudo: estaremos juntos para compartilhar experiências e dificuldades, vitórias e frustrações, sempre com a certeza de que temos feito o nosso melhor”.
 
O III Fonamec tem início no dia 14, às 8 horas, no Auditório Gervásio Leite (nas dependências do TJMT), com o credenciamento dos participantes. Durante os dois dias de encontro serão proferidas 11 palestras por grandes nomes do cenário jurídico nacional quando o assunto é fomentar a cultura da paz por meio de métodos autocompositivos de resolução de conflitos.
 
Mais informações sobre as palestras que serão proferidas, bem como os palestrantes que estarão no evento, podem ser obtidas no hot site do Fonamec, https://fonamec.tjmt.jus.br/, no Portal do Tribunal de Justiça de Mato Grosso. https://www.tjmt.jus.br/
 
Leia outras matérias correlatas:
 
III Fonamec terá 11 palestras
 
Juiz de MT participa de Encontro de Cejuscs
 
TJMT sedia 3ª edição do Fonamec
 
 
Janã Pinheiro
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
(65) 3617-3394/3409