Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

03.05.2016 16:56

Juízes abordam as demandas da Turma Recursal
Compartilhe
Tamanho do texto:
Nesta terça-feira (3 de maio), a segunda palestra do XV Encontro de Juízes dos Juizados Especiais de Mato Grosso tratou sobre a “Jurisprudência da Turma Recursal de MT”. Ministrada pelos juízes membros da Turma Recursal de Cuiabá, Sebastião de Arruda Almeida e Marcelo Sebastião Prado de Moraes, ambos disseram que este se tratou de um momento importante do encontro devido à troca de experiência, principalmente com os juízes das comarcas do interior.
 
O evento é realizado no auditório Gervásio Leite, na sede do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT). Na apresentação, Marcelo de Moraes falou de algumas jurisprudências e entendimentos que recebe no dia a dia de trabalho. Já o juiz Sebastião Almeida apresentou algumas questões de destaque na Turma Recursal.
 
Uma delas é no que diz respeito à diferenciação, já que, segundo Sebastião Almeida, na Turma Recursal não se pode ter pensamento apenas de reformar a decisão advinda do juizado especial. “Temos a preocupação de prestigiar o colega e a preocupação de abertura de precedentes, dependendo das decisões tomadas. Temos essa preocupação, como também conter a litigiosidade excessiva. Essas são algumas das responsabilidades que temos na Turma Recursal, por isso discutimos bastante cada caso”, explicou.
 
Os juízes falaram das audiências de instrução e também da consolidação do juizado especial. Lembraram que a partir da criação dos juizados, com o passar do tempo surgiram os excessos de demandas nos juizados de Mato Grosso. Dano moral, fracionamento de títulos de créditos e contratos em geral, fraude processual e alternativas para a redução dessas demandas também estiveram em pauta. Sobre esses assuntos, os exemplos citados de maior volume e repercussão foram as ações movidas por atrasos em voos e as famosas filas de bancos.
 
Leia mais sobre o evento:
 
Contraditório dinâmico é tema de palestra
 
Juiz destaca PJe em Encontro de Juizados Especiais
 
Palestra reforça autocomposição nos juizados
 
Desembargador fala da evolução dos juizados em MT
 
Encontro debate efeito do novo CPC nos juizados
 
Encontro dos Juizados Especiais começa em Cuiabá
 
 
Dani Cunha/Foto: Tony Ribeiro (Agência F5)
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
(65) 3617-3394/3409