Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

03.05.2016 17:10

PJMT marca presença em reunião nacional do PJe
Compartilhe
Tamanho do texto:
Representantes da Coordenadoria de Tecnologia da Informação, da Coordenadoria Judiciária, da Escola dos Servidores do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) e da vice-presidência do TJ estão participando da reunião do Comitê Gestor da Justiça dos Estados, do Distrito Federal e dos Territórios do PJe/CNJ (CGJE/PJe), que acontece em Curitiba/PR nesta segunda e terça-feira (2 e 3 de maio).
 
A reunião de trabalho é parte da rotina de governança responsável pelo desenvolvimento do PJe para o Poder Judiciário dos Estados. Na reunião, será apresentada a versão 2.0 do PJe, concebida com novas funcionalidades que buscam facilitar a usabilidade da plataforma, bem como garantir sua acessibilidade.
 
Serão apresentados também os módulos criminal e de execução penal, bem como os avanços do PJe em Segundo Grau de Jurisdição.
 
Já o Tribunal de Justiça de Mato Grosso apresentará a sua experiência com a migração de processos do sistema Projudi para a plataforma PJe. Esta ação chamou a atenção da comunidade responsável pelo desenvolvimento do PJe, pois é uma alternativa para a eliminação dos sistemas legados e unificação das plataformas de processo eletrônico que, segundo determina a Resolução n. 185 do CNJ, devem convergir para o sistema PJe.
 
Segundo o juiz auxiliar João Thiago Guerra, coordenador do Comitê Gestor do PJe em Mato Grosso, "a reunião tem grande importância no sistema de governança, pois é a oportunidade para todos os Estados que possuem o PJe em produção compartilhar suas experiências, suas dificuldades e, a partir disso, direcionar sua estratégia de implantação e desenvolvimento segundo as diretrizes nacionais".
 
Já para o diretor do Departamento de Desenvolvimento de Sistemas e Aplicações do TJMT, Gustavo Piccin, a expressiva participação de Mato Grosso na reunião demonstra a importância do PJe em nossa organização. "Temos vários representantes do TJMT porque temos várias áreas envolvidas no projeto de implantação do PJe. Esta integração, tanto entre as áreas do TJMT quanto com os representantes dos outros tribunais, fortalece o projeto e garante o desenvolvimento da ferramenta segundo as necessidades dos usuários".
 
Para Rosemeire Pincerato, coordenadora judiciária, a participação na reunião tem um motivo especial. "Queremos conhecer a experiência dos outros Tribunais de Justiça com a utilização do PJe em Segundo Grau de Jurisdição, além de sabermos quais as tendências do desenvolvimento do sistema e seu impacto na rotina operacional e na estrutura organizacional dos Tribunais. Estamos em busca de informações que possam facilitar a implantação do PJe no TJMT".
 
Também em busca de informações, a coordenadora da Escola dos Servidores, Andrea Marcondes Alves, procura identificar as necessidades curriculares para capacitação de servidores e magistrados. "A adequada capacitação do público interno para utilização do sistema PJe é imprescindível para o sucesso do plano de implantação."
 
O servidor Wellington Corrêa também integra a comitiva representando a vice-presidência do Tribunal de Justiça de Mato Grosso.
 
PJe no PJMT - Por decisão do presidente do TJMT, desembargador Paulo da Cunha, a implantação do PJe no Poder Judiciário Mato-Grossense passou a ser tratada como ação estratégica prioritária. O objetivo é implantar o sistema no maior número possível de unidades judiciárias, a fim de unificar nossa plataforma de processo eletrônico. Para tanto, foi concebido um plano de implantação que envolve ações de todas as áreas administrativas do TJMT, coordenadas pelo Comitê Executivo de Implantação.
 
 
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
(65) 3617-3393/3394/3409