Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

17.06.2016 17:54

Caravana da Saúde atende servidores de São José
Compartilhe
Tamanho do texto:
A integração dos servidores da Comarca de São José do Rio Claro (315 km a Médio-Norte de Cuiabá) foi uma das marcadas deixadas pela visita da Caravana da Saúde do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, que desenvolveu diversas atividades na sede da unidade judiciária, nesta quinta-feira (16 de junho).
 
A equipe técnica levou ao interior do Estado orientações sobre saúde física, mental e bucal, por meio de palestras, análise do perfil de saúde e exames médicos. No local de trabalho, os servidores puderam ainda medir a circunferência abdominal, altura e peso para o cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC).
 
De acordo com a gestora da Comarca, Zenaide Silva Venâncio, a chegada da caravana foi um momento importante porque uniu todos os servidores, independente se efetivos, comissionados, credenciados, estagiários e prestadores de serviço lotados na comarca. “Em geral, com o dia a dia de trabalho não conseguimos parar para nos cuidar. E com um dia voltado para este tema paramos, recebemos os serviços e ainda nos confraternizamos durante o café da manhã”.
 
Serviços que foram aprovados pelo analista judiciário, Matheus dos Santos Costa, que participou de todas as atividades da Caravana. Entretanto, o que mais chamou sua atenção foram as orientações sobre saúde bucal, proferidas pela dentista Maura Almeida. “Gostei bastante das explicações, foram muito claras e precisas. Algumas, até desconhecidas da maioria das pessoas. A dentista orientou, por exemplo, que o palito de dente, normalmente usado, não realiza a limpeza adequada dos dentes, o ideal é usar fio dental, escova de dente e creme dental”.
 
Na ocasião, Matheus se deu conta que há cinco anos não fazia um check-up médico, embora em sua família haja casos de parentes próximos com pressão arterial alta e diabetes. “Não sei por acomodação ou envolvimento no trabalho, acabei deixando minha saúde em segundo plano. Mas hoje vi o quanto é importante, por isso, aproveitei cada serviço”.
 
A caravana é realizada pela equipe multiprofissional do Programa Bem Viver, composta por médico, enfermeira, psicóloga, fisioterapeuta, nutricionista e dentista. Desde o início do ano, os profissionais já visitaram as Comarcas de Alta Floresta, Sinop, Sorriso, Água Boa e Nova Xavantina.
 
Confira o cronograma das próximas Caravanas:
 
São Félix do Araguaia - 18 e 19 de agosto;
Nova Mutum e Lucas do Rio Verde - 21, 22 e 23 de setembro;
Santo Antônio do Leverger - 21 de outubro;
Jaciara e Juscimeira - 23, 24 e 25 de novembro.
 
Leia mais:
 
Caravana da Saúde chega a São José 5ª-feira
 
Servidores de Sinop recebem orientações de saúde
 
Caravana da Saúde chega a Sinop e Sorriso
 
Viviane Moura
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
(65) 3617-3393/3394/3409