Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

22.07.2016 08:27

Servidores conhecem técnicas de mediação judicial
Compartilhe
Tamanho do texto:
 
Trinta e seis servidores das comarcas de Cuiabá e Várzea Grande passam por capacitação em mediação judicial até a sexta-feira da próxima semana (29 de julho), entre as 8h e 12h, na Escola dos Servidores do Poder Judiciário mato-grossense. O curso com carga horária total de 100h/aula é oferecido pelo Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) do TJMT.
 
De acordo com a coordenadora da Vice-presidência do Tribunal de Justiça e instrutora, Sílvia Melhorança, as instruções sobre o método autocompostivo são baseadas na nova parametrização do Conselho Nacional de Justiça, a Emenda nº 02. “A partir desta legislação os conciliadores ficarão responsáveis pela pré-mediação. Em princípio serão treinados os servidores da grande Cuiabá, mas a formação também se estenderá aos servidores das comarcas do interior do Estado”.
 
Entre os temas abordados estão o foco nos interesses e não em posições, geração de opções e ganhos mútuos, negociação, entre outros assuntos.
 
O curso é dividido em duas partes, teórica e prática. Após conhecer a teoria os participantes do curso simulam a prática de uma audiência de mediação. Na sequência serão encaminhados para estágio supervisionado de 60h, que será realizado nas varas onde cada servidor atua.
 
Para a gerente de cadastro do Departamento de Recursos Humanos, Stella Macitelli Pauletto, as técnicas de mediação ensinadas pelo Nupemec são úteis tanto para lidar com processos judiciais como em qualquer outra área de trabalho. “Todas as técnicas aprendidas aqui podemos usar na solução de conflitos de forma que todos ganhem”.
 
Conforme o assessor da Sexta Vara de Feitos Gerais do Fórum de Cuiabá, Fernando Garcia, para quem trabalha com processos o curso é de grande valia. “As técnicas são muito relevantes porque trabalhamos diariamente com o atendimento direto. E essa capacitação nos fornece mecanismos para resolver os mais diversos tipos de situações conflitantes que possam surgir. Aprendizado que levarei até mesmo para a minha vida pessoal”.
 
Base – Para atuar como mediador judicial é necessário ser graduado há pelo menos dois anos em curso de ensino superior reconhecido pelo Ministério da Educação. Além de ter passado por capacitação em escola ou instituição de formação de mediadores também reconhecida pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), ou pelos tribunais, observados os requisitos estabelecidos pelo CNJ em parceria com o Ministério da Justiça.
 
 
Viviane Moura
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
(65) 3617-3393/3394/3409