Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

22.07.2016 11:16

Juvam participa de limpeza do Morro da Luz
Compartilhe
Tamanho do texto:
O Juizado Volante Ambiental (Juvam) de Cuiabá será uma das 17 instituições públicas, privadas e organizações não governamentais (Ongs) que neste sábado (23 de julho) realizam uma ação de limpeza no Parque Morro da Luz, localizado no centro da Capital.
 
O mutirão de limpeza será efetuado das 8h às 10h e compreende o trecho que vai da Avenida da Prainha entre as Igrejas do Rosário e São Benedito até as escadarias que dão acesso ao bairro Bandeirantes.
 
Além da limpeza, o movimento denominado ‘Vem pro Morro’ chama a atenção para a segurança e revitalização do parque para utilização do espaço como área de lazer e cultura.
 
De acordo com o conciliador do Juvam, Alexandre Corbelino, a iniciativa conjunta visa o resgate social do Morro da Luz. “Queremos despertar na população a consciência sobre a importância desse local. O Morro da Luz é o primeiro parque municipal de Cuiabá e a maioria das pessoas nem sabe disso. Aqui há um local riquíssimo em fauna e flora e no coração da cidade, mas que hoje é usado como ponto de encontro de viciados e ladrões que realizam pequenos furtos na área central da cidade e se escondem no Morro. Ali ainda são encontrados muitos objetos descartados, roupas e lixo”.
 
Num segundo momento, Corbelino afirma que a parceria entre o Juvam e o Poder Público municipal receberá reforço dos recursos advindos de penas pecuniárias aplicadas para custeio do projeto de revitalização do Morro.
 
A preocupação com o espaço é recorrente, tanto que há cerca de três meses, outra ação de limpeza foi promovida. Na ocasião foram recolhidas mais de duas toneladas de lixo do local.
 
Farão parte desta segunda ação de limpeza no Morro da Luz, além do Juvam, a Teoria Verde, Eu Amo Eu Cuido, Pacto Pelo Pantanal, Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, Defesa Civil de Mato Grosso, Uthopia, Águas Lebrinha, Comper, Grupo do Curso Tecnologia em Gestão Ambiental do IFMT, XisDrone, Explorando MT, Casa Om, Associação Rio Cuiabá e seus afluentes, LSom Produções, Movimento de Combate aos Crimes Contra a Dignidade Sexual e voluntários.
 
Morro da Luz - O Parque Antônio Pires de Campos, mais conhecido como Morro da Luz, foi tombado pelo Patrimônio Histórico de Cuiabá em 1983. O espaço tem aproximadamente três hectares de mata verde.
 
 
Viviane Moura
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
(65) 3617-3393/3394/3409