Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

03.08.2016 11:40

Projeto incentiva comarcas a ir além da rotina
Compartilhe
Tamanho do texto:
Equivoca-se quem pensa que a busca pela inovação se restringe à iniciativa privada. A Justiça também vem perseguindo novas formas de melhorar o atendimento ao público através do desenvolvimento de projetos personalizados nas comarcas. Pensando nisso, a Coordenadoria de Planejamento (Coplan) do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) está desenvolvendo o projeto ‘Conhecendo o Escritório de Projetos’.
 
Conforme Afonso Maciel, coordenador de Planejamento do TJMT, a ideia consiste em estimular os servidores e gestores a ir além das tarefas cotidianas e desenvolver projetos internos que melhorem a prestação jurisdicional. “Para isso, vamos oferecer capacitações aos servidores e gestores, de forma que eles aprendam como é feito um projeto e qual é a importância dele. Serão oferecidas aulas sobre estruturação do Orçamento, Instrumentos de Planejamento, Plano Plurianual (PPA), Lei Orçamentária Anual (LOA), Plano de Trabalho Anual (PTA), Resoluções do CNJ e Projeto Orçamento Matricial”, conta.
 
Ele ressalta ainda que o projeto está alinhado aos macrodesafios do Conselho Nacional de Justiça, para melhoria da governança dos poderes, e também com o macrodesafio da gestão do desembargador Paulo da Cunha, biênio 2015-2016. “O Planejamento Estratégico do PJMT instituído para o período 2015-2020 prevê o aprimoramento da capacidade de gestão dos magistrados e servidores. Seguindo esta premissa, o projeto Conhecendo o Escritório de Projetos foi criado para disseminar a cultura de gestão de projetos aos gestores das comarcas do Poder Judiciário de MT”, exalta.
 
Cronograma - O Projeto “Conhecendo o Escritório de Projetos” terá início em agosto de 2016, atendendo 11 gestores das comarcas de Cuiabá e Várzea Grande. Em setembro, o projeto receberá mais 10 gestores das comarcas de Rondonópolis e Sinop. A previsão de término é para outubro, quando serão atendidos 16 gestores das comarcas de Tangará da Serra, Sorriso, Primavera do Leste, Cáceres, Lucas do Rio Verde, Poconé, Chapada dos Guimarães e Barra do Bugres.
 
“Invés de divulgar para uma massa maior de servidores, nós vamos trazer menos servidores, em grupos de cinco ou seis, de forma que eles conheçam melhor o Escritório, passando um dia com a gente aqui na Coplan. Queremos ainda identificar ainda aqueles que têm melhor perfil para ser a ponte do Escritório nas comarcas. Inicialmente foram selecionadas 13 comarcas, utilizando os critérios de distância da Capital e estoque processual. Mas, futuramente, outras comarcas também serão contempladas”, salienta.
 
 
 
Mariana Vianna
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
(65) 3617-3394/3409