Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

05.08.2016 18:01

Coplan capacita servidores em gestão de projetos
Compartilhe
Tamanho do texto:
A Coordenadoria de Planejamento do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) deu início nesta sexta-feira (5 de agosto) ao projeto piloto “Conhecendo o Escritório de Projetos”. Hoje passaram por capacitação os gestores da Comarca de Cuiabá, entretanto, os treinamentos vão se estender aos servidores de 13 comarcas, até o mês de outubro. Os cursos serão ministrados duas vezes ao mês, sempre às sextas-feiras.
 
Dentre os assuntos abordados na qualificação estão: Planejamento Estratégico, Diretrizes Estratégicas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Metodologia de Gerenciamento de Projetos e Taxa de Congestionamento.
 
Recepcionados pelo juiz auxiliar da Presidência João Thiago Guerra, os gestores receberam esclarecimentos sobre a importância do Planejamento Estratégico do TJMT, os aspectos de controle e as modificações sofridas pelo Poder Judiciário ao longo da última década. “É de valor inestimável essa iniciativa da Coplan de mostrar aos servidores como o planejamento foi elaborado, os mecanismos de funcionamento e o aprimoramento desse processo. Ao mesmo tempo, o conhecimento oferecido implica na responsabilidade de contribuir com a evolução do Poder Judiciário, por meio da elaboração de projetos”.
 
Segundo o coordenador de Planejamento do TJMT, Afonso Maciel, o projeto qualitativo está pronto, mas por ser flexível, não está acabado. “Oferecemos aos gestores a oportunidade de saber como é a concepção de um projeto, a parte operacional deste trabalho e a chance de cooperar no Planejamento Estratégico da organização. Outra função do Escritório é identificar novos talentos na implementação e gestão de projetos, queremos ter parceiros nas comarcas que auxiliem na melhoria da prestação jurisdicional”.
 
Maciel destaca ainda que o projeto está alinhado aos macroprojetos do CNJ de aperfeiçoamento da governança dos poderes. Assim como ratifica o macrodesafio do biênio 2015/2016, da gestão do desembargador Paulo da Cunha.
 
Qualificação que o gestor de infraestrutura da Comarca de Cuiabá, Wendel Ferreira César, afirmou que irá aproveitar ao máximo. “Saber mais sobre projetos será de grande valia para minha rotina de trabalho. Tinha ideia de como era construído um projeto, mas ver de perto todo o processo me impressionou. Eu me sinto valorizado profissionalmente por ser escolhido para fazer mais este treinamento”.
 
A aplicação dos conhecimentos é o foco da gestora do Departamento Financeiro do Fórum da Capital, Deuseni Maria Sousa Macedo. “Aprender sobre este tema é muito importante para mim, pois pretendo empregar mais este conhecimento nas minhas práticas diárias. E, dessa forma, dar minha contribuição à Justiça estadual”.
 
Cronograma – A próxima turma a ser treinada em sobre projetos será formada por gestores da Comarca de Várzea Grande. A capacitação está marcada para o dia 19 de agosto, das 9h30 às 17h, na sala de reuniões da Coplan.
 
Em setembro, o projeto deve atender a gestores das comarcas de Rondonópolis e Sinop. No mês de outubro será a vez dos servidores das comarcas de Tangará da Serra, Sorriso Primavera do Leste, Cáceres, Lucas do Rio Verde, Poconé, Chapada dos Guimarães e Barra do Bugres.
 
Leia mais:
 
Projeto incentiva comarcas a ir além da rotina
 
Escritório de Projeto passa por coaching
 
 
Viviane Moura
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
(65) 3617-3393/3394/3409