Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

12.08.2016 18:19

Estação TJ completa 2 anos ao som de rasqueado
Compartilhe
Tamanho do texto:

Ao som da música ‘É bem Mato Grosso’, a Estação TJ, rádio web do Poder Judiciário de Mato Grosso, deu início à programação desta sexta-feira (12 de agosto), dia em que comemora dois anos de existência. Marcando a data especial, o trio Pescuma, Henrique e Claudinho, ícones da cultura musical do Estado - hoje sem Henrique, que estava afônico - concedeu uma animada entrevista à radialista Maíra Matos e à jornalista Cristina Azevedo.
 
Animados com o bate-papo, eles contaram como foi formada a trinca. “Nós nos conhecemos ainda na gravadora, eu cantava solo e o Henrique e Claudinho já tinham dupla, mas em pouco tempo convivendo naquele ambiente decidimos nos unir e assim nasceu o trio. Não podia perder profissionais como eles, o Claudinho, por exemplo, já foi guitarrista até do cantor sertanejo Sérgio Reis, por cinco anos”, informou Pescuma.
 
De origem paulista, ambos nascidos fora do Estado, cantaram o famoso rasqueado Pau Rodado que diz ‘não aguento mais ser chamado de pau rodado... eá, eá, eá, só não nasci em Cuiabá, mas no que eu cresci, meu bom Jesus mandou buscar’, em homenagem a grande parte dos moradores de Mato Grosso que adotou o Estado como lar.
 
O trio tem boas histórias para contar, por conta da trajetória que já dura vinte anos e conta com 30 músicas amplamente conhecidas tanto no Estado como nacionalmente. “Ao ouvir nossa música Pixé, a dupla Zezé di Camargo e Luciano quis nos conhecer, foi aí que surgiu nossa parceria e amizade. A partir daí a cultura musical de Mato Grosso desabrochou para o restante do Brasil, por meio de nossas melodias”.
 
A parceria com a dupla goiana se estendeu a shows realizados por todo o Brasil, apresentações em programas de TV e chegou até a participação na trilha sonora do filme ‘Dois Filhos de Francisco’, que contou a história da família Camargo, desde a saída do interior de Goiás ao estrelato dos filhos.
 
Outro reconhecimento do talento dos cantores, em nível nacional, partiu da cantora e apresentadora Inezita Barroso, que encantada, com o rasqueado cuiabano cantado pelo trio durante o programa, os batizou de embaixadores da cultura mato-grossense. Em reverência à amiga, eles fizeram uma música com seu nome. Inezita é intitulada por eles a maior representante da música caipira do País.
 
Artistas como as duplas Gian e Giovani, Ataíde e Alexandre, Chico Rey e Paraná, Guilherme e Santiago, Almir Sater e Ricardo Teixeira estão na lista de amigos e companheiros de palco, de Pescuma, Henrique e Claudinho.
 
Projetos – E o trio não para de trabalhar, em setembro será lançado o novo CD com participação especial das duplas Chico Rey e Paraná e Ataíde e Alexandre. Na sequência, iniciará uma turnê pelo interior do Estado. Outra atividade em andamento é o projeto ‘Cuiabá – 300 anos’, em que irão realizar um mega show, no aniversário da capital do Estado (8 de abril). Também está em fase de elaboração um filme sobre Cândido Mariano da Silva Rondon, mais conhecido como Marechal Rondon, e que deve ser exibido em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
 
Os cantores ‘paus rodados’ atribuem parte do sucesso dessas ações a iniciativas como a Estação da Arte, que recebe os artistas regionais. “É um grande prazer estar aqui para festejar junto com vocês os dois anos da rádio. Essa é uma oportunidade louvável que o Poder Judiciário está oferecendo aos artistas locais, de divulgar a cultura mato-grossense. O Tribunal de Justiça merece nosso aplauso e que venham muitos anos pela frente”, pontua Pescuma.
 
Lisonjeado pelo convite exatamente no aniversário da rádio web, Claudinho destacou que o artista fica contente em ter seu trabalho reconhecido. “Para nós, estar aqui é receber uma medalha de ouro. Todas as instituições públicas poderiam abrir suas portas para promover a música de Mato Grosso, àquelas que não têm ainda, sigam o exemplo do TJ”.
 
Segundo o coordenador de Comunicação do TJMT, Ranniery Queiroz, a rádio é um dos mais importantes veículos de comunicação utilizados pelo Judiciário. “A facilidade de acesso e o alcance das informações transmitidas na sede do Judiciário e também nas comarcas do Estado é que fazem deste meio de comunicação o mais abrangente que possuímos. Com a rádio web, conseguimos chegar a qualquer parte do mundo e levar nossas informações ao maior número possível de pessoas. Além de subsidiar outras rádios. Embora seja institucional, conseguimos uma dinâmica de trabalho que leva alegria aos nossos ouvintes”.
 
Leveza que é repassada por meio das atrações, de acordo o diretor da rádio, Álvaro Marinho. “Procuramos sempre diversificar as atrações da emissora web para oferecer o melhor aos nossos ouvintes, como a Estação da Arte. A rádio é ambiente, musical e traz ainda informações jornalísticas pertinentes ao Judiciário, com enfoque em temas de interesse coletivo, que contribuam com a sociedade, a exemplo das esquetes que abordam questões de saúde”.
 
Desde julho deste ano, todos os programas tem em seu nome Estação, uma forma de massificar a rádio, conforme o diretor. “Temos obtido ótimos resultados desde a inauguração da rádio. O programa Estação da Arte é um sucesso com a presença de artistas locais. A meta é também trazer ao nosso estúdio artistas nacionais quando visitarem a Capital”, revela ele.
 
Programação - Normalmente, as entrevistas do Estação da Arte ocorrem às quartas-feiras, a partir das 10h, nesta semana excepcionalmente foi veiculado nesta sexta-feira por ocasião do aniversário da Rádio. Na próxima semana, volta ao dia normal. Mas a programação é extensa, de segunda a sexta-feira, com os mais diversos assuntos de interesse comum.
 
Os ouvintes têm ainda à disposição, o número: (65) 3617-3413 para fazer pedidos de música.
 
Confira a entrevista na íntegra AQUI.
 
Leia mais:
 
Estação TJ completa dois anos com novidades
 
Estação TJ completa um ano com nova programação
 
 
Viviane Moura
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
(65) 3617-3394/3409