Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

18.08.2016 12:14

Homem é condenado por feminicídio em Rondonópolis
Compartilhe
Tamanho do texto:
Jonathan Alves Pinheiro Fernandes foi julgado e condenado por feminicídio na forma tentada, em sessão do Tribunal do Júri realizada em Rondonópolis (a 212 km de Cuiabá), na última segunda-feira (15 de agosto). O julgamento, presidido pelo juiz Wladymir Perri, da 1º Vara Criminal, foi designado para essa data em virtude da realização da campanha Justiça pela Paz em Casa que prevê o impulsionamento de processos de violência doméstica, a elaboração de sentenças e a realização de audiências e júris nas 79 comarcas de Mato Grosso.
 
O réu foi considerado culpado pelo Conselho de Sentença e condenado a 11 anos e oito meses de reclusão em regime fechado. Ele não poderá recorrer da sentença em liberdade. Esse foi o primeiro júri de feminicídio realizado na cidade. O crime está previsto no Código Penal Brasileiro, inciso VI, § 2º do Art 121 (matar alguém): ‘contra a mulher por razões da condição de sexo feminino’. Essa qualificação foi inserida em março de 2015, a partir da sanção da Lei nº 13.104.
 
De acordo com o processo, “Jonathan Alves Pinheiro Fernandes, agindo com vontade assassina (“animus necandi”) e com emprego de violência contra mulher exercida por razões da condição do sexo feminino, por motivo torpe e mediante recurso que dificultou a defesa da ofendida, tentou matar sua companheira Morgana Silva da Cruz”. O crime ocorreu em janeiro deste ano motivado pelo sentimento de posse sobre a vida da vítima.
 
Jonathan abordou Morgana sorrateiramente durante a noite, bateu nela e desferiu vários golpes de faca na região cervical e no braço esquerdo da vítima. O feminicídio só não foi consumado por circunstâncias alheias à vontade do denunciado, uma vez que a mulher “foi socorrida por populares e prontamente encaminhada para atendimento médico-hospitalar”.
 
 
Ana Luíza Anache
Assessoria de Comunicação CGJ-MT
corregedoria.comunicacao@tjmt.jus.br
(65) 3617-3571/3777