Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

22.08.2016 13:00

Gestoras de VG participam de projeto da Coplan
Compartilhe
Tamanho do texto:
Seis gestoras da Comarca de Várzea Grande tiveram a oportunidade de conhecer o funcionamento da Coordenadoria de Planejamento (Coplan), do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), na sexta-feira (19 de agosto). As servidoras participaram do projeto “Conhecendo o Escritório de Projetos”, elaborado pela própria Coordenadoria, com objetivo de identificar novos talentos na implementação e gestão de projetos.
 
A ação “Conhecendo o Escritório de Projetos” tem como foco uma unidade que funciona dentro da Coplan e cuida, especificamente, dos projetos e da ligação deles com as comarcas. Esta é a segunda turma que participa da visita. No dia 5 de agosto, gestores da Comarca de Cuiabá passaram pela mesma capacitação.
 
“O Escritório de Projetos trabalha com os projetos estratégicos do Poder Judiciário. Foi elaborado o planejamento estratégico, aprovado pelo Tribunal Pleno, e enviado ao CNJ. Nele, consta a definição de 14 objetivos estratégicos, desses, saíram 34 projetos, dos quais 25 deles já estão em andamento nessa gestão. O escritório cuida especificamente desses projetos e da ligação deles com as comarcas, com o próprio Tribunal e com a área estratégica do Poder Judiciário”, explica o coordenador de Planejamento do TJMT, Afonso Maciel.
 
Os gestores foram recepcionados pelo juiz auxiliar da Presidência João Thiago Guerra, que destacou a importância do projeto e elogiou a iniciativa de oportunizar a esses servidores a chance de adquirir mais conhecimento, pois se tornam ‘peça especial’ dentro do Poder Judiciário.
 
Segundo o magistrado, a partir do momento em que os servidores de Primeiro Grau, responsáveis pela administração da comarca e das unidades judiciárias, conseguem compreender quais são as grandes finalidades do TJMT, levando em consideração o planejamento estratégico, os objetivos construídos e como eles serão transformados em realidade, por meio dos projetos que são executados na comarca, ocorre a democratização desse conhecimento.
 
“Isso dá aos servidores poder de colaborar no sentido de que novas ideias surjam, de que novos projetos apareçam e de que a gente consiga, através de novos caminhos, transformar em realidade o grande projeto do Tribunal, que é o planejamento estratégico 2015-2020, com objetivo de reforçar a nossa capacidade de trabalho e dar a essas pessoas o conhecimento que elas precisam para interagir de forma mais eficiente com a alta Administração do Tribunal de Justiça.”
 
Após a recepção do juiz auxiliar da Presidência, os gestores seguiram para a Diretoria-Geral do TJMT para conversar com a diretora-geral, Suseth Lazarini. No encontro, ela incentivou os servidores a dar o seu melhor dentro da comarca, de forma que consigam deixar um legado para os próximos gestores. “O objetivo do projeto é alcançar várias comarcas, a princípio já estiveram aqui os gestores do Fórum da Capital, e agora de Várzea Grande. É um imenso prazer receber esses colegas para trocarmos experiências e aprofundar o conhecimento técnico que a Coplan detém e disseminá-lo para as unidades em que esses gestores atuam. É muito relevante porque cada um sabe, dentro da sua realidade, o que é importante. Essa troca de experiências e conhecimentos é fundamental”, explica.
 
Já na Coplan, as gestoras puderam entender o funcionamento da Coordenadoria e aprender sobre Planejamento Estratégico, Diretrizes Estratégicas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Metodologia de Gerenciamento de Projetos e Taxa de Congestionamento.
 
Participando da visita, a gestora da 2ª Vara de Família de Várzea Grande, Nercy Anchieta, analisou que os novos conhecimentos são essenciais tanto para os servidores quanto para os próprios jurisdicionados. “Vamos levar esse conhecimento para a nossa comarca e transmiti-los para os colegas que não tiveram a oportunidade de estar presente aqui. Na verdade, todos da comarca vão sair ganhando”.
 
Bastante animada com a capacitação, a gestora da Vara de Violência Doméstica, Irany Oliveira Rodrigues, aproveitou a oportunidade para adquirir conhecimentos que serão colocados em prática dentro da unidade em que atua. “Viemos para aprimorar os nossos conhecimentos e levar informação aos nossos colegas e aos nossos jurisdicionados. Conhecimento nunca é demais. Eu costumo dizer que eu não sei tudo, mas a cada dia eu aprendo mais”.
 
Ao todo, 13 comarcas do interior do Estado participarão da visita realizada pela Coplan. Serão oferecidos dois encontros por mês, que prometem misturar teoria com prática. A próxima comarca a participar da visita é Rondonópolis, no dia 2 de setembro, fechando o mês com a recepção dos gestores da Comarca de Sinop. Já no mês de outubro é a vez dos servidores das comarcas de Tangará da Serra, Sorriso, Primavera do Leste, Cáceres, Lucas do Rio Verde, Poconé, Chapada dos Guimarães e Barra do Bugres.
 
 
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
(65) 3617-3393/3394/3409