Enquete
Fechar
Enquetes anteriores

Poder Judiciário de Mato Grosso

 
Notícias

20.09.2016 16:09

Caravana da Saúde vai até Lucas e Nova Mutum
Compartilhe
Tamanho do texto:
A Caravana da Saúde chegará aos municípios de Lucas do Rio Verde (354 km ao norte de Cuiabá) e Nova Mutum (264 km ao norte de Cuiabá) no próximo mês. Aos servidores de Lucas, os serviços de saúde serão ofertados nos dias 05 e 06 de outubro. A Caravana segue para Nova Mutum no dia 06 e permanece no município até o dia 07.
 
O trabalho da equipe formada por um médico, uma enfermeira e um dentista começa com uma palestra a respeito da síndrome metabólica. Os servidores do Poder Judiciário são orientados sobre os riscos causados pela obesidade, diabetes e hipertensão na propensão de doenças cardiovasculares.
 
Os cuidados com a alimentação, prática de exercícios físicos e as consequências que a síndrome causa são alguns dos pontos debatidos na palestra inicial.
 
No dia seguinte, com o auxílio das Secretarias Municipais de Saúde, a equipe da caravana afere a pressão, peso, altura, circunferência abdominal, glicemia, colesterol e triglicérides dos servidores. Também são feitos questionários sobre saúde bucal e saúde mental.
 
“Nós trazemos todos esses dados para o Tribunal, lançamos em uma planilha e fazemos a devolutiva individual em um envelope lacrado, dando as orientações ao servidor sobre o que ele deve fazer para cuidar da sua saúde”, explica a enfermeira Alessandra Medina, responsável pelo eixo Saúde Física e Mental do programa Bem Viver.
 
Além disso, os dados são enviados também para o juiz responsável pela comarca, passando o diagnóstico da saúde dos servidores que trabalham no local.
 
“O pessoal pede bastante para irmos até as comarcas, alguns participam mesmo quando estão de férias. É gratificante. Eles se sentem valorizados e veem que as coisas não estão só no TJ, a gestão está preocupada em levar saúde e qualidade de vida aos servidores do interior”, ressalta Alessandra.
 
As comarcas de Água Boa, Alta Floresta, Nova Xavantina, São José do Rio Claro, Sinop e Sorriso já receberam a visita da equipe. Também estão agendadas as idas da Caravana da Saúde às comarcas de Santo Antônio do Leverger, no dia 21 de outubro, e Jaciara e Juscimeira, nos dias 24, 25 e 26 de novembro.
 
Mudanças - Em Lucas do Rio Verde e Nova Mutum, a Caravana da Saúde seria realizada entre os dias 21 e 23, entretanto, por conta do período de eleições e, consequentemente, os impedimentos legais em firmar parcerias com o Município as datas precisaram ser alteradas.  
 
Veja ainda:
 
Caravana realiza atendimentos em São Félix
 
Caravana da Saúde atende servidores de São José
 
Mylena Brun
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
(65) 3617-3393/3394/3409
 
Alteração em 20/09, às 10h36.